terça-feira, 9 de setembro de 2008

SIMPLIFIQUE A SUA VIDA!

É sem dúvida alguma expressão de loucura o que vemos em nosso tempo na cabeça de líderes que usam o nome de Deus, mas menosprezam uma das mais importantes disciplinas espirituais: o descanso. Fico embasbacado ao perceber rotinas estressantes que caem sobre os ombros daqueles que deveriam cultivar a simplicidade de vida e exigências mais realistas a respeito de si mesmos.

Richard Foster em seu clássico “Celebração da Disciplina” dedica um capítulo sobre a simplicidade e a ela vou tecer algumas considerações. É fato de que precisamos nos despertar para o fato de que a nossa conformação com os valores de nossa sociedade doente está nos adoecendo.

Daí ele trabalha em três aspectos que nos fazem pensar do por que devemos aliar o nosso trabalho ao descanso, a fim de fugirmos da pressão do imediatismo.

(a) Precisamos considerar tudo que possuímos como dádiva de Deus.

Não é o nosso trabalho que nos faz ter o que temos, tudo que temos vem de Deus. Nossas mãos permaneceriam vazias se não fôssemos agraciados com um Deus que é glorificado quando nos satisfazemos nEle!

(b) Precisamos entender que é de Deus a responsabilidade de cuidar do que temos.

Nesse aspecto lembro-me do Salmo 127:1,2: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem”.

Temos de ser precavidos, mas o fato é que, se na nossa precaução assumimos o pensamento que estamos protegidos por conta de nossa habilidade em antever o perigo, ficamos ansiosos e roubamos de Deus o direito de governo sobre nossas vidas. Temos de descansar porque temos um Deus que cuida daquilo que é nosso!

(c) Precisamos colocar o que temos à disposição do outro.

Temos de vencer o medo em relação ao futuro, acreditando que o que hoje temos é nos dado pelo “conta gotas” divino! É o maná diário! É seguir a máxima da oração ensinada por Jesus, “o pão nosso de cada dia nos dá hoje!” (Mateus 6.11)

Por fim, temos de receber no coração o que foi dito pelo filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard: “Existe uma coisa que nem todas as astúcias de Satanás nem todas as ciladas da tentação conseguem pegar de surpresa, e essa coisa é a simplicidade”.

Somente um coração encharcado de simplicidade pode fazer frente às pressões que recebemos diariamente, e para a alma cansada do missionário deve haver um ponto de refrigério, tudo é de Deus, Ele cuida de tudo, e ainda, lhe abençoa para que através daquilo que você tem, outros venham a ser poderosamente tocados com Graça.

Nenhum comentário: