domingo, 23 de março de 2008

REFLEXÕES SOBRE A PÁSCOA!

Uma das mais preciosas aplicações para a nossa vida do período que denominamos de "Páscoa" encontra-se na palavra "recomeço". John Irving foi feliz ao dizer que "qualquer tolo pode sentir-se como cristão no Natal. Mas a Páscoa é o evento principal; se você não crer na ressurreição, não é um crente".

E, ressurreição tem a ver com recomeço. Para os discipulos de Jesus, mesmo os mais chegados, a morte de Jesus parecia ser o fim dos sonhos mais sinceros. "E agora o que faremos?" era a pergunta que não se fazia calar de jeito nenhum. De repente, no terceiro dia após a sua morte na sexta feira, as mulheres (sempre elas!) são testemunhas de que algo de sobrenatural havia acontecido: Ele ressuscitou! Ressuscitou verdadeiramente!"

Surpresa das surpresas a impressão que eu tenho é de que esse evento mudou radicalmente a expressão dos rostos dos que haviam assistido ao espetáculo cruento da morte de Jesus. Agora, tudo havia mudado. Seria o mesmo que um gol de virada nos acréscimos do segundo tempo, sem chances de reação do time adversário. Está ai: a ressurreição foi a vitória arrebatadora de Jesus em relação ao pessimismo, o cinismo da religião e sobretudo da maior vilã, a própria morte!

"A morte agora não pode mais matar!" penso que teria sido o grito engasgado que Jesus proclamaria em sua visita ao inferno num dos dias em que estaria morto, conforme menção de I Pedro 3.18,19. Agora sim, temos o desfecho da missão de Jesus entre nós, tornando-se um de nós, há mais de dois mil anos atrás. Jesus havia consumada a sua obra morrendo e ressuscitando dando-nos uma vitória convicente em relação a vários planos de nossas vidas que teriam também a mesma vitória. Se não vejamos algumas lições:

(a) A ressurreição de Jesus garante a nossa ressurreição no dia final.

Não podemos ter dúvidas de que essa vida apertada que temos vivido terá um derradeiro desfecho. Não sofreremos apertos constantemente! O Senhor Jesus foi primícia daqueles que dormem, significando que outros viriam após Ele a fim de desfrutar uma vida de deleites na presença do próprio Deus. A grande crise do ser humano é perder de vista a visão da eternidade ao lado de Jesus. Temos de viver a nossa vida com os olhares fitos no céu. É de lá que vem o nosso consolo. Somos cidadãos de duas pátrias, como ensinava Martinho Lutero, e por isso ansiamos em relação ao dia que seremos convocados para uma eternidade rica diante do Senhor para todo o sempre. Iremos ressuscitar também. Recomeçaremos tudo e agora sem fim, sem choro, sem lágrimas de sofrimentos pesados e pesarosos.

Toda a nossa esperança repousa numa ardente expectativa por aquele dia, onde todos nós encontraremos sentido em tudo o que passamos nesta vida, o mapa nos será apresentado com detalhes divinos e especiais! Hoje não sabemos, mas amanhã saberemos de cada ponto que marcou nossa existência aqui na terra. Isso me lembra a letra do hino que encontra-se na lápide de Martin Luther King Jr. "livre, verdadeiraimente livre. Graças ao Deus todo Poderoso agora estou verdadeiramente livre!". A morte para o cristão tem esse significado incrível, é liberdade sem limites. É encontro com o Criador. É comunhão eterna com os santos que viveram em outras épocas. Será uma "páscoa" constante!

(b) A ressurreição de Jesus garante a nossa esperança de fortalecimento em meio às nossas lutas.

Quando vemos o filme "Paixão de Cristo" temos o retrato de quão pouco valor damos à ressurreição. Valorizamos muito mais ao sofrimento. O filme narra cerca de 2 horas o martírio a que foi submetido o Senhor Jesus em sua "via dolorosa" e apenas 2 segundos para citar a ressurreição. No filme nos é apresentado apenas de soslaio as roupas deixadas e o corpo desaparecido. Muito pouco para a parte mais importante da história de Jesus. Paulo chega a dizer aos coríntios que: "E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé." (I Corintios 15.14).

Logo, não podemos flexibilizar a verdade das Escrituras de que na resssurreição Jesus sai de cena apoteoticamente, demonstrando sua superioridade em relação á humanidade e nos mostrando que não importa as mortes que temos de assistir na nossa trajetória de vida, iremos prevalecer, pois Ele "é a ressurreição e a vida". Vez por outra a esperança morre em seu coração, e você pensa em desistir, em fazer como a mulher de Ló, amaldiçoar o seu Deus e pedir a morte! Mas, você insiste crendo no recomeço, na ressurreição dos seus sonhos, dos seus ideais de conquista. Nesse ponto você insiste em clamar, em acreditar de que, seguindo os passos de Jesus a história dele se confundirá com a sua, e você ressuscitará! Em meio aos dissabores e desgostos da vida, você manterá seus olhos fitos nEle e com isso, encontrará uma esperança agigantada dentro do peito que nada, nem ninguém, poderá tirar de você!

Por fim,

(c) A ressurreição de Jesus garante a nossa incredulidade diante dos milagres de Deus na nossa história.

Hugo Mccord comenta que "se a ressurreição de Jesus foi real, o nascimento e crescimento do cristianismo são facilmente explicados. Se o seu lider permaneceu morto, porém, é estranho que milhões de pessoas tenham aceitado uma religião- a única do gênero- que se baseia na ressurreição do corpo de Jesus do túmulo. Sem essa ressurreição, o cristianismo teria morrido ao nascer".

Não há dúvidas de que todos os milagres de Jesus encontram-se todos eles, indiscutivelmente confirmados pelo que aconteceu a Jesus. Nem a morte conseguiu deter quem durante a sua vida toda (curta e significativa vida) multiplicou vida em abundância para os sofridos, humilhados e massacradores moradores da Palestina no inicio do século I. Todos os miseráveis carentes de alguma espécie de milagre hoje devem olhar para Jesus, unicamente para Ele e conduzir suas orações com fé, cientes de que o Cristo Ressuscitado é garantia de que enquanto Deus for Deus a última palavra nunca será morte, mas sim vida!

A ressurreição é um tapa na cara da morte! É um "xeque mate" no intricado jogo da vida! É uma constatação óbvia de que, quem vive em Jesus, ainda que morra, viverá. Não posso encerrar sem citar Lázaro. Jesus chega de viagem encontra seu melhor amigo morto, chora, lamenta, mas intervém. E diz ao chegar ao túmulo: "Lázaro vem para fora"... e ele veio, e desfrutou de alguns anos de vida com os seus (João 12). Hoje, o mesmo Jesus diz para você, "vem para fora", apresente-se, mostre-me suas dúvidas, suas hesitações, seus pesadelos mais profundos e de morte... eu tenho vida para você, quero animá-lo, quero motivá-lo a crer, e a caminhar comigo, porque eu morri e renasci para que hoje você vivesse uma vida de significado, crendo de que "o melhor de Deus ainda está por vir"!

Creia nisso!!!