sexta-feira, 6 de junho de 2008

QUE PESO TEM A SUA PALAVRA?

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno”. (Mateus 5.37)

Venho lhes trazer nessa postagem um desabafo pessoal. Já temos sido afligidos já há quase um mês em um drama por conta da desobediência explicita do principio desse verso acima.

Fizemos um negócio envolvendo nossa igreja e uma prestadora de serviços de Volta Redonda para a fabricação e colocação de nossas portas e janelas e fomos logrados por confiarmos excessivamente na palavra de seu dono de que teríamos o nosso serviço executado até o dia 20 de maio, e hoje já estamos ai no fim do dia 06 de junho.

Confiamos na palavra do homem que tem se mostrado com caráter questionável e índole imiscuída com fortes suspeitas.

Mas, a verdade é que o maior patrimônio que um homem pode ter é a sua palavra. É sabido que Jesus por sondar o coração humano sabe que não se pode confiar em absolutamente ninguém. No texto de II Reis 7 há o relato de um capitão “cujo braço o rei se apoiava” que ao saber de que haveria uma intervenção poderosa do Senhor barateando os alimentos para o povo de Israel que, nesse tempo vivia em miséria profunda disse: “Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia isso acontecer?” (v. 2). Daí veio a palavra do Senhor através de Eliseu que lhe disse, “verás com os teus olhos, porém não comerás”.

E, dito e feito, quando o arraial dos sírios serviram de despojo para o povo de Israel e os alimentos de fato foram distribuídos ao povo com preços ínfimos aquele general foi atropelado pela população faminta e Deus cumpriu a sua palavra. O rei colocava a sua confiança naquele homem e não no Senhor, mas “Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).

O meu consolo amados é saber que Deus está defendendo a nossa causa! Assinamos contrato de solicitação do material (ao todo mais de 20 peças entre portas e janelas) no mês de novembro de 2007 para pronta instalação. Fomos ludibriados no prazo, mas Deus acatará a sua palavra, pois assumimos o nosso compromisso de esperar no Senhor.

O coração do homem é turvo e inconstante, e Jesus conhecia muito bem o que havia dentro do ser humano. A essência humana é caída e destituída de qualquer bem, por isso compreendemos a origem de toda a maldade no mundo como sendo o coração do homem. Vi essa semana duas crianças brigando por conta de um mesmo brinquedo e comentei às pessoas que estavam comigo: “a origem das guerras está ai”.

Um dos grandes desafios que travamos constantemente é sondar o nosso coração para não sermos contagiados com a maldade das pessoas que nos circundam. Isso porque se torna contagioso vivermos em função de tanta mentira, descaso, desrespeito e falta de um mínimo de compromisso com o próximo. Creio na palavra de juízo do Senhor sobre o seu povo, sobre aqueles que professam conhecer o nome do Senhor, a estes o julgamento do Senhor virá primeiro!

Como diz I Pedro 4.17: “Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?”. É de tremer saber que, o texto prossegue no verso seguinte, “se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador.”.

Mas, a nossa conformação em meio a tantos logros é nos portarmos como o grande comentarista bíblico do passado (o predileto de C. H. Spurgeon), Matthew Henry, quando ele foi roubado, orou por toda a noite: "Eu te agradeço, Senhor, primeiro porque nunca fui roubado antes; segundo, porque eles levaram minha bolsa e não a minha vida; terceiro, porque embora tenham me roubado tudo, não era muito; e quarto, porque foi eu que fui roubado e não quem roubou.” •.

Sinceramente, com essas palavras eu encerro meu lamento pela firma, “Alumitemper” de Volta Redonda, agora, espero no Senhor e confio na tenacidade do nosso povo, e da liderança de nossa igreja para resolvermos essa questão confiados de que o Senhor sempre honrará a sua Palavra.