sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TENDO DE TOMAR UMA DECISÃO!

"Deus não pode ser corretamente adorado ou temido a menos que nos convençamos de que ele é acessível às nossas súplicas; e mais ainda, a não ser que nos convençamos de que ele nos é propício". (João Calvino)

Quando Daniel foi submetido àquela noite na cova dos leões (Daniel 6) vemos o quanto o homem é frágil diante das perseguições e realidades da nossa vida fútil. Somos inclinados à murmuração, ao desespero e a procurarmos respostas puramente naturais para questões de fundo e alcance espirituais.

Todo homem e mulher tementes a Deus terão uma cova para passar ao menos uma noite! E essa noite não tem duração de 12 horas... ela pode durar bem mais! A cova dos leões representa um tempo que o Senhor permite que tenhamos conosco mesmos, onde nossa fé é robustecida e o nosso senso de dependência de Deus é testado. Pode ser algo tramado pelo Diabo ou pelos nossos inimigos em primeiro plano, mas no fundo todas as coisas que nos ocorrem vem das mãos de um Deus que quer nos tratar.

Em Daniel eu vejo um homem constante em seus posicionamentos, e isso fazia com que ele fosse integro estando jovem, e integro quando era velho... integro quando estava no anonimato, íntegro quando estava no estrelato...

O desafio de manter a constância em sua vivência com o Senhor estava presente no seu coração. É de se destacar que ele só foi fiel a Deus em meio aos leões porque um dia quando jovem, ele resolveu aplicar no seu coração não se deixar contaminar com a comida real, conforme Daniel 1.8.

Esse principio da constância me faz lembrar o que Paulo disse aos coríntios: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (I Corintios 15.58)

Existem muitos crentes instáveis em nosso meio! Gente que ora está muito bem, ora está muito mal, nunca cresce, nunca amadurece, está sempre à procura de tragédias para se posicionar sempre do lado oposto da liderança espiritual da igreja.

Por isso mesmo que diante de situações-limite, quando só temos o Senhor para olhar precisamos firmemente fazer como Daniel em sua saida da cova: "O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões" (Daniel 6.22).

Nosso relacionamento com o Senhor, sobretudo em um momento de grande decisão é de um tom pessoal. Como pensa J. Calvino: "Daniel descansou no auxílio divino, mas fechou seus olhos para o resultado final e não ficou em extremo ansioso quanto à sua vida. Entretanto, visto que sua mente estava fixada na esperança de uma vida superior, mesmo que isso significasse que teria de morrer cem mortes, ele não cessaria de confiar!".

Essa é a ousadia que Deus precisa encontrar em cada um de nós! Amados e Amadas, vivemos um tempo na IBACEN de tomada de decisões importantes: nestes últimos meses tratamos de mudanças em áreas ministeriais vitais tais como zeladoria, ministério de música e HAJA (atendimento a pessoas escravizadas por vícios), e agora ministério de jovens e adolescentes. Mas, em nenhum momento tememos o fato de termos a ausência de Deus em meio a tudo isso, em tudo Ele está no comando! Temos orado e buscado a face de Deus para não errarmos!

Hoje tive uma experiência boa com o Senhor: Ele tem falado ao meu coração desde ontem que Ele irá me colocar em fortes pressões para que eu e a sua igreja o busque mais! Isso me faz lembrar um princípio ensinado por Watchaman Nee: "Antes de Deus responder às orações, Ele frequentemente coloca grande pressão sobre nós para nos levar a orar".

Sinto-me pressionado a orar, e o farei, e levarei minha liderança a fazer, a igreja a fazer, você leitor a fazer, e assim conseguiremos visualizar quando sairmos dessa "cova de leões" a certeza de que o nosso Deus mandou anjos para fechar a boca dos leões. Deus é o maior domador de leões que existe! E ele está do nosso lado! Creia nisso!!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VALEU IBACEN PELA FESTA DO MILHO!

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo a luz; porventura não a percebeis? eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo". (Isaias 43.18,19)

Existem situações em que eu prefiro escrever algo no calor da emoção. Estou na segunda feira, pela manhã, em meu escritório e me ponho a ponderar algo sobre a maior "Festa do Milho" que já fizemos em nossa igreja desde 1998.

Foi um deleite trabalhar nesse fim de semana! As coordenadorias funcionando muito bem, as lideranças estabelececidas "chamando para si" toda a responsabilidade e o cerca de 200 voluntários trabalhando pela excelência da produção e do atendimento das milhares de pessoas que estiveram em nossa Festa.

No sábado pela manhã tivemos um agito para colocarmos as coisas no eixo, mas como já tinhamos trabalhado já há 15 dias com a montagem da infraestrutura de produção tudo ficou mais fácil. As barracas foram montadas na sexta, uma tenda precisou ser carregada (isso sim com o apoio de fortes braços!!!), o palco e o som foram disponibilizados madrugada àfora e no sábado à tarde a população já começou a ver e ouvir o "barulho" da Festa.

O torneio de futebol transcorreu com qualidade e animação viril. Se existe uma palavra que poderia resumir a alegria de servir a Deus na IBACEN (independente de Festa) é "superação". Somos um povo que vive superando os seus próprios limites! Podemos não ser os maiores, e nem pretendemos ser, mais o que somos dependemos totalmente do agir do Senhor em nosso meio! E Deus nos agracia infinita e surpreendentemente!!!

Tivemos problemas, sim! Percalços, sim! Pontos a melhorar, sim! Mas, terminamos sábado na forte expectativa de domingo seria melhor! Muita chuva, mais o povo vinha chegando às centenas e milhares!!! Participações no palco com o pessoal do Asaph, Banda Nexus, Ministério Igreja Batista Monte Calvário, o nosso pessoal da Música e Dança, Kids Dança e às 11:20 tivemos a participação do Ministério da Igreja Batista Monte Gerizim com uma apresentação simples, vibrante, envolvente, enfim às 00:00 fechamos toda a programação debaixo de chuva, encharcados, mas alegres, infinitamente alegres!!!

Pela madrugada de sábado e domingo, sustos: chuva, ventania, falta de energia, enfim... mas, o Senhor foi fiel e a nossa equipe de vigilância esteve à postos e evitaram o pior! Lembrei-me dos "valentes de Davi" aqueles que ousaram atravessar o território inimigo por um copo de água para o rei. Esses valentes durante o pré-Festa, a Festa propriamente dita e o pós-Festa envidaram todos os esforços possíveis e impossíveis porque sabiam que tudo valia a pena! Como é bom servir a Deus na IBACEN!

No domingo Deus já havia comentado em nosso coração que tudo seria diferente! A temperatura estava agradável, a motivação para o trabalho aumentou com os sustos da madrugada, as 150 sacas de milho acabaram logo pela manhã! O almoço especial pelo "Dias dos Pais" foi um sucesso! Restaurante lotado sempre, barracas sendo acessadas, uma livraria oferecendo titulos essenciais para o crescimento do crente, e as grandes finais do Torneio de Futebol, e tudo incrementado pela "passagem do som" em seus ajustes e investimentos maiores para que tudo ficasse impecável para a grande noite de encerramento.

Às 20:30 começamos a programação de palco, e no domingo tivemos a participação do "ouro da casa", o nossos ministérios de música e dança, e o nosso Quarteto "Unção e Louvor". Tudo foi singelo, alegre, impactante. Trouve uma reflexão bíblica em Isaias 49.14-16 e disse em alto e bom som (pela graça!) que Deus naquela noite estava gravando em suas palmas de mãos nomes para salvação!!!

Agora, o que aconteceu às 23:00 foi fantástico, uma fantástica queima de fogos em um painel escrito: "10 anos de Festa do Milho!" ao som da música "Tu és fiel" (Fernandinho) pelo nosso ministério teve uma atmosfera inesquecível. Fez-me parar e orar: "Obrigado, Senhor!".

Não citarei nomes nesse "release" da Festa, e não precisamos fazer destaques à pessoas específicas, para que toda honra e toda a glória seja dada ao nome do Senhor Jesus!!!

Valeu IBaCEN, e pelo que temos ouvido e visto, até a 11a edição da "Festa do Milho"!