sábado, 13 de dezembro de 2008

MEU TESTEMUNHO SOBRE A BÍBLIA!

Fui convertido pelo Senhor Jesus aos meus nove anos de idade. Na ocasião morava no Estado do Mato Grosso do Sul, mais precisamente na cidade de Paranaíba. Ouvi uma mensagem cristocêntrica que explodiu o meu coração e me fez ver o quanto pecador eu era e o quanto salvador o Senhor Jesus era, e eu não poderia absolutamente ficar quieto, paralisado em meus pensamentos e absorto por uma vida eclesiástica puramente familiar (meu pai era o pastor da igreja) e histórica: eu precisava ter uma experiência particular com Deus!

Isso me faz lembrar uma fala que fiz em meu sermão na última quinta feira, no apelo para que os nossos crentes hodiernos tenham uma experiência de conhecimento com o Senhor Jesus! Citei o avivalista A.W. Tozer que disse certa vez: “Um ser humano pode até ter conhecimento a cerca de Deus, saber que Cristo morreu por ele, escrever livros sobre a vida espiritual, compor hinos de louvor a Deus, pode chegar a ser presidente de uma grande denominação religiosa e ter cargos importantes na igreja, sem nunca chegar a conhecer Deus de forma vital, pessoal e verdadeira.”

Isso é fato. O meu contato com a Bíblia começou então na minha infância. Tenho até hoje lembranças das minhas primeiras histórias bíblicas naqueles discos da coleção "Meu amiguinho",onde eu travei intimidade com Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Davi, dentre outros personagens do corolário escriturístico! Como esses dias passavam rápido!

Sempre tive um sonho, e certo dia perguntei ao meu pai: "quando eu crescer eu posso ler os seus livros?", e hoje quando vou em casa dos meus pais sempre folheio um livro ou outro, e esse sonho concretiza-se... Mas, eu sempre fico impactado com a leitura do livro dos livros!

Meu pai sempre contava uma ilustração sobre a centralidade das Escrituras. Ele dizia que certa feira Rui Barbosa (um dos homens mais brilhantes do período inicial da República Brasileira) disse ao seu empregado, "traga-me o livro!". O rapaz foi e providenciou um dos livros de cabeceira do patrão que logo interrompeu dizendo novamente, "não, esse não, traga-me o livro!". Depois de uma e outra tentativa, o grande intelectual brasileiro teve de explicar: "traga-me a Bíblia, pois os outros livros são livros... mas, a Bíblia é o livro dos livros!".

No salmo 119 encontramos fortes afirmativas a respeito do livro santo, e uma das que mais se destaca é "lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho". A Bíblia é padrão de conduta e comportamento, é orientação para o nosso cotidiano e é também referência para todo o pensamento humano. Nenhum homem deveria ser formado em qualquer área do conhecimento sem antes passar pela disciplina de estudar à fundo as Escrituras Sagradas!

A Bíblia tem sido atacada por homens ao longo dos anos da história da humanidade. Papas e reis tentaram destruí-la impedindo o povo de ter acesso a elas, e graças ao movimento da Reforma Protestante do século XVI a Bíblia foi devolvida ao povo, e digo "devolvida", porque em primeira análise a Bíblia sempre foi do povo, uma vez que o próprio Jesus disse: "vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (João 15.3).

Por conta dessa propriedade purificadora e tratadora da alma humana o Espírito Santo vêm através da Palavra de Deus nos nossos dias completar a obra salvadora do Senhor Jesus nas nossas vidas, ensinando-nos a vivermos intensamente nele, por Ele e para Ele.

Que neste dia da Biblia, venhamos refletir sério sobre nossa relação com as Sagradas Escrituras e venhamos a assumir o compromisso de tão somente crermos e espelharmos nossas vidas pelo padrão divino!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

POR QUE EU CREIO NO RETORNO DAS OVELHAS!

"Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem. Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. E Acabe, subindo ao carro, foi para Jizreel. E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel." (I Reis 18.44-46)

O que tenho percebido de Deus fazendo em nossa igreja neste fim de ano tem sido para mim de assombro. São famílias que, reconhecendo a necessidade da mão de Deus sobre a vida deles têm se rendido diante do Eterno na consciência de que somos "ovelhas do seu pastoreio".

Tenho exposto o Evangelho de João já há mais de ano em nossa igreja em um projeto que tem alcançado o meu coração de um regozijo espiritual sem tamanho. E nesses últimos três domingos tenho exposto o capítulo 10 até o verso 30. Como não prego mais em João esse ano (devido ao dia da Bíblia, terceiro domingo do Advento e último domingo do ano que pretendo ter mensagens alusivas à essas ênfases!) posso perfeitamente neste artigo pontuar porque eu creio em um avivamento em nosso meio, ao menos vislubrando gotas somente.

(a) Porque as ovelhas que são de Jesus compreendem o acesso direto que Ele tem em relação às suas vidas.

Jesus entra no aprisco, e o faz pela porta (ele mesmo é a porta) e se identifica com as suas ovelhas num sibilar caracteristico que afugenta as que não são suas e aproxima ternamente as que lhe pertece! Soube em minhas leituras que certa feita um andarilho escocês trocou de roupa com um pastor de Jerusalém e procurou guiar as ovelhas dele, mas se deu muito mal! Isto porque as ovelhas seguem a voz do pastor e não as suas roupas!

Repare que, Jesus nunca deixará de reconhecer uma ovelha que seja sua, dada pelo Pai aos seus cuidados pastorais. Trata-se de uma questão de honra para o Senhor Jesus atrair para si aqueles que o Senhor tem chamado desde a fundação do mundo! Ele não perderá nenhuma.... absolutamente nenhuma!

(b) Porque Jesus é um pastor perfeito, nobre, belo e está disposto a dar a sua vida em prol do bem estar das ovelhas.

O que me admira na figura do pastor de ovelhas (e eu aprendi um pouco na leitura do livro da Ed. Betânia, "nada me faltará") é a dedicação que ele tem ao seu rebanho. É incrível: ele recolhe as ovelhas ao aprisco à noitinha, dorme junto à porta para evitar a fuga de algumas e a entrada de lobos e outros predatores. Ele passava a vara sobre a pele da ovelhinha para perceber se ela não havia sido alvo de moscas e outros vermífugos, enfim, havia um cuidado todo especial. Sem contar na contagem de todas elas, e na iminência da ausência de uma, a atitude que se esperava era justamente a saida amorosa em busca da perdida (Lucas 15).

Comenta São Gregório Magno (vi isso numa homília católica exposta em um site) que os bons e os maus pastores não se distinguem, quase, nos tempos de tranquilidade, mas somente quando vem o lobo. Porque o bom pastor enfrenta o lobo, enquanto o mau o deixa agir livremente, ou foge dele.

(c) Porque Jesus é alguém que conduzirá todas as suas ovelhas na formação de um só rebanho sob o seu pastoreio singular.

O grande sonho de Jesus persiste e se realizará no eschaton (no tempo aprazado divino de sua intervenção em nossa história para precipitar o fim desta era e o início de seu governo estendido sob toda a terra!) que é justamente o de reunir todas as ovelhas que lhe foram predestinadas pelo Pai.

Mattew Henry comenta que isso acontecerá porque tais ovelhas são escolhidas de Deus e são entregues a Cristo nos conselhos do amor divino, desde a eternidade. Essa eleição amorosa me faz lembrar de um hino agora, "se isso não for amor", de Altacir Brum:

Deixou o esplendor de sua glória
Para vir a este mundo aqui
Estava só e ferido no Golgota
Para dar sua vida por mim

Se isto não for amor o céu não é real
Não há estrelas no céu
As andorinhas não voam mais
Se isto não for amor o oceano secou
Tudo perde o valor se isto não for amor

Mesmo na morte lembrou-se
De um ladrão que a seu lado estava
Com amor e ternura falou-lhe
Ao paraíso comigo irás.

(d) Porque Jesus é alguém que preservará as suas ovelhas em sua potente mão com o auxílio a mão do Deus Pai e o sustento amoroso do Espírito Santo.

Há uma conspiração santa da trindade divina para lhe preservar. Isso porque você é precioso, não por seus próprios e encardidos méritos, mas porque você foi alcançado pela graça divina. Tenho dito e repetido: enquanto o coração humano não possuir a graça de Deus, ele sempre será desprezivo em relação ao evangelho!

A fé não nasce na lógica humana, é fruto de uma intervenção sobrenatural do Espirito Santo de Deus. Não adianta tentar lidar com o cristianismo com os compêndios da sabedoria humana servindo de guia. A fé não é ilógica, mas ela é "a-lógica", vai além do pensamento cartesiano de causa e efeito, e somente os que são do Senhor serão preservados em meio a este mundo que depõe em seus valores com os princípios revelados por Deus nas Sagradas Escrituras.

Fico feliz em saber que você teve sua vida marcada nesse ano, com a Palavra do Senhor Deus e desejo, de todo o meu coração que seu coração rendido ao trono de Deus, venha a partir desse tempo denominado HOJE, lhe inspirar a ser nova criatura, no poder o Espírito Santo de Deus para que, em sua vida, o melhor de Deus seja possível, por graça e misericórdia de quem, como seu pastor, jamais lhe abandonou: o Senhor Jesus!

Vamos estar juntos no fim de 2008 e início de 2009. Deus nunca desistirá de você!