quinta-feira, 9 de abril de 2009

"PASSA PELO MEIO DO CAMINHO"

Antes de chegar ao Alto da Colina, porém, o sol se escondeu atrás do horizonte, e Cristão lembrou-se novamente da tolice de haver dormido. E lembrou-se também do que lhe contaram Timido e Desconfiado, que haviam recuado com medo dos leões.

E pensou- Essas feras devem estar por aí, à solta. Se me encontrarem no escuro, me matarão. Como poderei escapar?

Enquanto assim meditava sobre seu infeliz descuido, eis que levantou os olhos e viu um magnífico palácio à sua frente, cujo nome era Belo. Entretanto, por uma passagem estreita, porém, viu dois leões no caminho. Hesitava quando o porteiro, de nome Vigia, exclamou- É assim pequena a tua coragem?

E continuou: "Não temas passar. Os leões estão acorrentados e só estão ai para provar a fé ou a incredulidade. Passa pelo meio do caminho e nada te sucederá de mal. (Trechos de "O Peregrino", de J. Bunyan)

Essa porção me fez parar a fim de refletir sobre o atual momento de minha vida. Tenho sido tentado a temer os leões que estão no caminho de acesso ao Belo, que repreenta a realização de meus sonhos mais intensos em relação ao meu presente e futuro! E, sinto-me embaraçado pela consciência enfermiça de parte de nossa geração que não treme mais diante da Palavra, porque não tem seguido ao Senhor em humildade de coração.

Na realidade, aprendo que tenho de seguir a minha caminhada, pois os leões só servem para me paralisar... e não vão conseguir... definitivamente, e isso porque:

(a) Eu vivo a realidade de I Pedro 1.7: "para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo".

A nossa exposição ao fogo compreende o tempo que passamos em duras provas e algumas ardentes pelejas justamente para que o ouro em nós seja purificado, e sai de dentro de nós aquela escória que enfeia o Belo em nós! Não falo de bondade inerente ao ser humano, falo do plano sublime do Senhor em implantar em nossa natureza corrumpida o seu toque, a sua beleza no derramamnto do seu Espírito em nós! E o Espírito Santo é o Deus dentro de nós!

(b) Eu vivo também a realidade de II Corintios 4.16: "Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia".

Nosso exterior é casca, a essência é o "homem interior". Com isso, as turbulências da vida são instrumentos de Deus para lançar fora a nossa casca, a fim de fazer com que somente a essência se manifesta! Não podemos servir a um Deus que serve apenas de muletas para nossas debilidades, absolutamente. Precisamos assumir o compromisso de termos a Deus como aquele que dá a identidade que precisamos para ser quem somos: filhos dEle por adoção, herdeiros de Deus!

(c) Eu vivo por fim, a realidade de Apocalípse 3.12: "A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome".

A grande recompensa para aqueles que caminham com Deus, na perseverança em meio às lutas e no firme entendimento do propósito providente do Senhor com a nossa história é, sem dúvida, a convicção de que seremos preservados ilesos em meio ao turbilhão da hístória! Isso é que significa "ser coluna"!

Estamos cansados de olhar para dentro de nós mesmos e visualizarmos uma existência bem inconstante, sem qualquer firmeza em nosso propósito de caminhada! Ser coluna acaba sendo o resultado da graça de Deus em nós firmando-nos na convicção de nossa salvação em Cristo Jesus.

Ai eu me lembro do ensinamento dos irmãos puritanos do sec. XVII na Inglaterra que se notabilizaram pela necessidade de se buscar ao Senhor para se ter uma convicção plena de nossa salvação.

Pensando nessa direção que William Guthrie pergunta em seu livro, "o maior benefício do crente", "qual a principal ocupação do homem neste mundo?" e ele mesmo responde: "ter certeza de que participa de Cristo e viver de acordo com isto".

Contundente. Temos de viver em obediência a esse principio. Dai, em meio aos leões ferozes do humanismo, secularismo e outras maldades terrenas, sobreviveremos, certos de que não temos o que temer! E as provas que aparecem diante de nós apenas confirmam o fato de que fomos gerados para viver em outra dimensão, por isos o nosso corpo geme e sofre!

Que Deus nos ajude a viver as realidades bíblicas que expus aqui.. e assim, venhamos a estar no caminho, sem sair do caminho e chegando ao Belo que Ele tem proposto para cada um de nós!