sexta-feira, 24 de julho de 2009

EU VOU TE PROCESSAR!

Mateus 5:

38 ¶ Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

Jesus aqui está referindo-se à famosa "Lex Taliones", cujos primeiros indícios foram encontrados no Código de Hamurabi, em 1780 a.C, no reino da Babilônia. Essa lei serviu para tentar equilibrar o jogo de forças em caso de uma punição legal. Na realidade, a intenção originição da lei, que está registrada também no AT (Ex. 21.24; Lev. 24.20; Dt. 19.21 é deixar claro que a punição deveria ser justa e adequada ao crime. Logo alguém que feria o olho de outro não deveria ser punido com a morte, e alguém que fosse assassino não poderia ter apenas o olho ferido! Dura e justa lei!

Acontece que nos tempos bíblicos os homens começaram a abusar desse principio legal utilizando-o para vingar-se de seus adversários de modo aleatório e indiscriminado. Segundo Vincent Cheung os judeus tinham adotado ilegitamente a lei da retribuição como justificativa para a vingança pessoal.

Nunca foi do "espírito da lei" que os homens abusassem do processo de justiça institucionalizada a ponto de tentar sempre encontrar lucros e dividendos a partir de processos impetrados na justiça comum. O que vemos hoje, infelizmente é uma verdadeira indústria de homens e mulheres que se beneficiam de brechas na lei para ter lucros pessoais. E, nesse rolo encontra-se sempre advogados inescrupolosos que, estão sempre à procura de vantagens pessoais!

Por isso Jesus disse tacitamente: "não resistais ao homem mau", em outras palavras, não devemos retribuir o mau com mau, nós somos de Cristo e devemos ter uma postura diferenciada. Não podemos nos igualar aqueles que nos trataram de maneira injusta, mas devemos ser melhores, como? Perdoando-os.

Dai Jesus prosseguer sobre as pelejas na justiça. Se alguém nos insultar (bater em nossa face direita) devemos retribuir com palavras e gestos de amor. Se alguém entrar na justiça requerendo nossa roupa de baixo (túnica), devemos também dar a roupa de cima (capa), isto é: devemos sempre nos sacrificar, a ponto de perder para quem deseja nos prejudicar para ganharmos com Deus, que tem olhos que tudo vê. Ainda, se houver alguma obrigação trabalhista para andarmos uma milha (1500 km), temos de andar duas! Isto é: Ao invés de demonstrarmos rancor e amargura com a pessoa que nos obriga na justiça trabalhista, temos de fazer nosso trabalho com amor!

Tenho para mim que devo terminar esse artigo com as palavras de Martin Lloyd Jones sobre este texto: Não fomos chamados para uma vida caracterizada pela autodefesa e pela auto-sensibilidades, e, sim, para uma vida em que, mesmo quando insultados, não retaliemos; mesmo quando recebamos uma bofetada no lado direito do nosso rosto, estejamos prontos a voltar também a outra face; mesmo quando um homem chega a demandar conosco diante dos tribunais, querendo arrebatar-nos a túnica, estejamos dispostos a entregar-lhe também a capa; quando alguém nos compelir a caminhar uma milha, caminhemos com ele duas; e quando alguém vier a pedir alguma coisa de nós, não retruquemos: "Isso é meu". Pelo contrário, que digamos: "Se este homem está padecendo alguma necessidade, e se eu posso ajudá-lo, assim farei". Cumpre-nos dizer: "Já rompi definitivamente comigo mesmo, morri para mim mesmo, e a minha exclusiva preocupação é a glória e a honra de Deus".

Um conselho: pare de tirar proveito das brechas da lei para sair processando um e outro! Contente-se com o que você tem! Não queira tirar dinheiro do seu patrão de um jeito ou de outro! Aplique-se às coisas simples! Viva com o que legitimamente é teu! E, ainda reparta com quem não tem! Dá a quem te pedir!

É só.

terça-feira, 21 de julho de 2009

MANDA FOGO, SENHOR!

"... e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado". (Isaías 6.7)

Escrevo essas linhas com o coração inquieto pelo planejamento e execução de tantas atividades aqui na igreja, mas com uma santa incomodação: "quero viver um avivamento sem precedentes em minha vida". Ontem vi na televisão um documentário que registrou as palavras do segundo homem a pisar na lua, o Buzz Aldrin, isso em 20 de julho de 1969 ao olhar para a lua: "magnifica desolação".

Fico a pensar que essa famosa expressão "magnifica desolação" cabe perfeitamente para retratar alguns crentes e muitas das nossas igrejas! Há vida, mas não há movimento vivo! Quando contemplo a pobreza de vida cristã de muitos de nós fico pensando se de fato de uma visitação sobrenatural do Senhor da igreja para nos trazer um julgamento e por sua vez, uma purificação sem precedentes de nossos corações para um tempo de avanços no Reino de Deus!

Sabe por que há muitos crentes frios na fé? Porque em um momento ou outro em suas vidas faltou o fogo que se retira apenas no altar do Senhor! São fragilidades que não são resolvidas com joelhos flexionados ao chão em rendição e quebrantamento. Falta a humildade de reconhecer que se não estivermos ao pé da cruz de Cristo nossas vaidades ainda governarão nossa frágil existência!

Precisamos de crentes como aquele doutor (Dr. Carson) que visitou o Dr. Mahaney em seu escritório nos EUA e numa conversa bem informal eles se relembraram de Carl Henry, talvez o mais famoso teólogo evangelico da segunda metade do século vinte (opinião de ambos). O Carson comentou que o que destacava em Carl era justamente a sua humildade. Perguntado sobre como ele permanecera humilde por tantas décadas de estudo, pesquisas e palestras, Dr. Carl respondeu: "Como alguém pode ser arrogante quando fica ao lado da cruz?".

Clamo pelo fogo do Espírito Santo em sua vida lhe gerando a humildade que só é possível quando se visita diariamente a cruz de Cristo, contemplando aquele que poderia se orgulhar de qualquer coisa, ele era o simplesmente "Eu sou", mas se limitou a ser homem como nós para que nós pudéssemos ser adotados por Deus Pai!

Levante a cabeça! Mantenha-se em humildade! Clame pelo fogo do Senhor em sua vida!