sábado, 26 de dezembro de 2009

ESSE ANO VAI SER DIFERENTE!

Quem gosta de sinais, acabou de acontecer um aqui: estava já na metade de meu artigo, e ele simplesmente sumiu! Ponho-me a escrever novamente. Final de ano pensamos em "resoluções", que nada mais são do que decisões que pretendemos tomar para fazer do ano vindouro um tempo de grandes potencialidades no Reino de Deus. Atrevo-me a sugerir algumas considerações para você (e eu penso primeiro em mim, obviamente):

01. Esse ano eu não vou sair da minha igreja!

Parece algo tranquilo, mas esse ponto torna-se relevante quando analisamos o fato de que vivemos em um tempo onde pastores-lobos tem plantado suas igrejas-biroscas e arrebanhando ovelhas-rebeldes aos borbotões em nosso contexto local. Na realidade, sempre tivemos esse quadro caótico, mas penso que hoje em dia, a palavra de II Pedro tem sido mais ainda verdadeira:

(II Pedro 2:1) - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
(II Pedro 2:2) - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
(II Pedro 2:3) - E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

02. Esse ano eu vou me envolver no ministério da igreja.

Olha! Chega de críticos de plantão! Isto é, de gente que nunca "pega no pesado", nunca se expõe ao trabalho, mas sempre está com a língua afiada para criticar o que está sendo feito. Não sei se você vai aceitar de bom tom essa palavra, mas a Bíblia diz que quem é remisso na obra do Senhor, isto é, não trabalha no serviço cristão é irmão do destruidor! Em outro verso, encontramos a seguinte máxima:

(Jeremias 48:10) - Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue.

03. Esse ano eu vou ler mais a Bíblia.

Parece-me que esse é um grande investimento para a nossa vida! Vou distribuir na igreja alguns planos de leitura da Bíblia para interessados! Penso que é tempo de termos o hábito concretizado no nosso coração de fazermos do "livro santo" algo mais do que um manual de boa conduta! A Bíblia precisa falar fundo no coração de cada crente, iluminando o seu caminho e fazendo total diferença no seu cotidiano.

(Salmos 1:1) - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
(Salmos 1:2) - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
(Salmos 1:3) - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Na próxima semana eu pontuo a segunda parte desse artigo! Vamos acompanhar e mudarmos juntos nossa postura em relação a 2010! Ok?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FALSO NATAL!

É tristemente sabido que em algumas familias o que se presencia é uma falsa mesa de comunhã natalina. Os familiares vão chegando perto da meia noite de hoje, 24/12 e vão "beliscando" aqui, "bebericando" acolá, e a boca fica bem ocupada, sabe para que? A fim de se evitar tempo livre para se conversar. Falta a boa e saudável conversação na mesa natalina! Os familiares pouco se conhecem, pouco conversam e pouco se amam! Interessante o texto que li há muito tempo atrás de Rubem Alves em que ele dizia que os casais precisam estar dispostos a passar a vida inteira conversando!

Já não se conversa mais hoje em dia... tudo é instantêneo e virtual... as pessoas teclam superficialmente seus computadores, em seus "messangers" da vida, mas não conversam profundamente sobre as suas almas... até mesmo alguns pastores não se colocam mais para ouvir as lamúrias de suas ovelhas... apenas importam sermões de auto-ajuda e manipulação psicológica espiritualizante! É o fim da conversa. É a falência do diálogo gracioso do dar sem esperar receber, do render-se ao amor desinteressado e impactante!

Espero que este Natal seja um tempo de muita conversa... isso mesmo, nas rodas de parentes, "jogue conversa fora", fale sobre futilidades (futebol, cores, lembranças, amenidades enfim...), fale sobre temas ligados à vida cristã como solidariedade, abnegação, investimentos sociais, testemunhos de conversão, enfim.... como diria Fernando Pessoa "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

Só não use o espaço sagrado da conversação familiar para se dedicar às críticas desmedidas a respeito de sua igreja, pastor, líder de ministério, patrão, pais e outras autoridades constituídas por Deus à sua vida... Isso não é conversa, é fofoca, e é do Diabo! Cuidado com as más conversações que corrompem os bons costumes, como diz a Palavra de Deus! (I Corintios 15.33)

Ah! Eu estou aqui em casa de meus pais (mesmo eles não estando... ), por isso estou no desfrute de meus irmãos, irmã, cunhadas, cunhados e sobrinhos... ufa... e já estou praticando o que escrevo aqui... estou conversando e muito... e me sinto bem melhor do que antes do Natal...

Um Feliz Natal aos meus poucos leitores... Um ano de paz a todos!!!