sábado, 2 de janeiro de 2010

MAIS UMA INUNDAÇÃO!

Temos vivido aqui em casa várias experiências de alagamento. Somente essa semana foram três noites com rôdos, vassouras, baldes, "bomba sapo" e muita disposição para tirar a água de casa e do quintal. Um quadro desanimador!

Mas, no centro da cidade e na Ilha Grande a situação nesses últimos quatro dias foi de morte e destruição. Como resultado de deslizamentos já se encontraram 31 corpos e isso até o presente momento, uma vez que ainda há outros desaparecidos, são ao total mais de 600 desabrigados e quase o mesmo número de desalojados... Foi sem dúvida alguma um caótico inicio de ano!

Estou aqui ouvindo a Comunidade Evangélica de Maringá com a sua música, "O Senhor se agrada de Ti", que tem como letra a seguinte verdade:

Cada lágrima derramada em súplica e oração.
Deus enxuga e faz nascer nova canção.
E pra cada frustração e vergonha.
Com amor Ele te dá dupla honra.
Como a terra produz seus renovos.
Deus fará a brotar a retidão e o louvor.
E jamais será chamado desamparado.
Pois o Senhor Se agrada de ti.
E te restaurará.

Pode a tristeza durar uma noite inteira.
Mas a alegria logo vem pela manhã.

Estou buscando nessa letra a motivação para continuar viabilizando ajuda a quem precisa e ao mesmo tempo cuidando também da minha casa que foi atingida por inundações seguidas fragilizando os móveis e deixando um forte cheio de umidade no ar.

Recebo o ano de 2010 com dor no peito, cansaço, mas com uma esperança estalando dentro de mim, pois eu sei que o Senhor Deus há de se agradar de nós a ponto de revelar qual a intenção dEle em meio a tudo isso que anda acontecendo em nossa cidade! Não há clima para festas de inicio de ano! É tempo de quebrantamento! Nossa cidade está morrendo e cada hora morre mais um pouco!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

ESSE ANO VAI SER DIFERENTE! 02

Continuo em minhas reflexões sobre algumas considerações que tomo para a minha vida e sugiro que você me acompanhe:

01. Eu vou deixar para trás alguns ressentimentos.

Uma amiga colocou uma frase no seu perfil de MSN que ela atribui ao pr. Hernandes Dias Lopes: "ministério pastoral é você engolir sapos e vomitar diamantes". É sério o fato de que no ministério precisamos desesperadamente, por uma questão de saúde pessoal, esquecermos algumas ingratidões que volta e meia visitam o nosso coração. O perdão nos liberta de nossas próprias dores existenciais, ele preenche o vazio de nossa carência por satisfações pessoais, em suma, quando perdoamos liberamos a alma para ser tratada pelo Senhor.

02. Eu vou ler alguns livros que estão aqui em minhas estantes.

Comprei alguns livros esse ano que precisam ser lidos: dentre eles: menciono: "Santidade", de J.C. Ryle que pretendo ler nas férias; depois pretendo ler, "O Evangelho segundo Jesus Cristo" de John MacArthur; mas não posso me esquecer de meu desafio pessoal: terminar minha dissertação de mestrado sobre o avivamento e a centralidade das Escrituras. Na realidade esse ponto pode ser resumido assim: temos de terminar o que começamos! Uma das grandes tragédias da humanidade sem dúvida alguma é o fato de a maioria das pessoas serem excelentes iniciadores e péssimos "terminadores". Com isso, muita coisa fica para trás, inacabados, alvos de chacota e críticas públicas. É vexatório deixar pendências!

03. Eu vou ter mais paciência comigo mesmo!

Por fim, e não por ser menos importante, preciso aprender a tolerar os meus próprios erros! Somos muito impetuosos, nossa natureza humana anseia por resultados imediatos, somos por demais precipitados! E, como resultado de tudo, acabamos afundados em tristezas e desapotamentos. Nossa agenda é por demais desumana, nossas auto-cobrança são sempre superiores à nossa capacidade de gestão, nossos votos diante de Deus são fora-do-normal, enfim, não dá para sermos humanos enquanto queremos ser super-humanos!

Em 2010 vou optar, e apelo a você o exercício do famoso princípio: nas coisas básicas, vamos propor unidade; nas secundárias, toleremos tudo com base na liberdade; e em todas elas exerçamos o amor! Na verdade, foi isso que I Pedro quis dizer: "tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados". (I Pedro 4.8)