quarta-feira, 7 de abril de 2010

SOBRE IGREJAS GENÉRICAS

Segue a resposta a um comentarista "anônimo" de meu artigo sobre as "igrejas genéricas". Para tornar público, colo aqui o comentário do "anônimo":

Amado Pr. Ezequias, gostaria de fazer algumas colocações para finalizar com algumas perguntas.
a)Ano ano 30 (Pentecostes) Fundação da Igreja.
b) Ano 64 perseguição por Nero.
C) Ano 313 Edito de Milão.
d) Ano 1054 Cisma Igrejas Ortodoxas
e)Ano 1517 Reforma Protestante.
F)Ano 1523 Anabatistas.Luteranismo
g)Ano 1534 Igreja Anglicana.
Os desdobramentos na historia da igreja demontra que foram surgindo subdivisões que deram origens as mais diversas denominações.
Pergunto respeitosamente:
A Igreja não-generica(verdadeira) não seria apenas a Igreja que atuou até o ano 311? Ou na pior das hipoteses aquela que atuou ate 1517 data da Reforma Protestante? Ou ainda a Igreja não-generica não sería a Igreja que dela jamais saiu subdivisões? As Igrejas Historicas são originais de sí mesmas?

Abraço.

Resposta: Mesmo sendo "anônimo" retribo-lhe o seu "amado". Só para constar o que eu penso. Eu considero "igrejas-genéricas" todas aquelas que não vieram de herança reformada, logo fica fácil a identificação de "igrejas neo-pentecostais", "comunidades", "projetos" e "ministérios" nesse bojo que eu desconheço ter algum legado de seriedade bíblica e histórica.

É o que eu penso.

Nenhum comentário: