terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEUS É CRIADOR E CRIATIVO!

Venci o nervosismo inicial e comecei a exposição no livro de Gênesis, com a consciência de que estou diante de um livro importantíssimo para a organização de todo o pensamento cristão sobre a origem de todas as coisas. Somente o fato desse livro figurar como abertura da Bíblia Sagrada já nos coloca diante de um Deus majestoso que de modo solene criou o universo com requintes de criatividade!

Deus em Gênesis é o agente supremo da criação, o personagem principal de todo o drama cósmico, aquele que desde o inicio fez questão de ditar o tom, regendo o mundo com seu cetro de justiça e com o seu saber insondável! Quando paramos diante de Gênesis 1.1,2 somos tomados por um clima de reverência suprema:

"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".

O mundo não é obra do acaso, de uma série de coincidências absurdas! Ele foi criado de modo articulado e inteligente por um Deus que meticulosamente fez com que todas as coisas acontecesse de acordo com a sua vontade soberana! O homem, como coroa da criação recebeu de Deus um universo preparado para a sua subsistência! Tudo preparado para oferecer ao homem um "habitat" para que jamais ele se tornasse "lobo do próprio homem". Mas, o que vemos hoje é o distanciamento gradativo dessa existência prazerosa, e isso desde o pecado, para uma existência predatória, onde as pessoas não zelam desse centro de vida, que é o planeta Terra!

Por isso que se torna urgente discutirmos e orarmos sobre os seguintes temas: crescimento populacional, desmatamento, questões ligadas à terra e água, concentração de riquezas, desperdício, consumismo, o sério problema do lixo, da poluição e do desenvolvimento sustentável.

Em  artigos seguintes explorarei esses temas no prisma das Escrituras e na cooperação da igreja do Senhor Jesus nesse tempo onde o "verde" não pode ser encarado apenas pelo prisma político, mas também pelo viés teológico.

Me acompanhe.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá pastor Ezequias!

Ótimo texto, extremamente pertinente para os tempos atuais.
O homem já não tem dado a mínima para a criação de Deus a muito tempo e hoje colhe as consequencias.
Que Deus tenha misericordia de nós!
Paz de Cristo e aguardo as próximas abordagens.

Unknown disse...

A criação está relatada em Gn. Em Ap lemos que o Senhor voltará para julgar aqueles que destroem a Terra.
Prossigamos pois em fazer a nossa parte. Parabéns por suas considerações.
Pr Marcos Ortega
Igreja Batista Nacional