domingo, 10 de janeiro de 2010

ANGRA MENOS BELA!

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. John Donne

Não tenho dúvidas alguma de que nossa cidade ficou menos bela após as mortes trágicas de 52 pessoas nas primeiras horas de 2010. Eu ainda estou me refazendo do susto de ter de tirar água da minha casa na madrugada, indo dormitar na casa de pessoas queridas da igreja, e ainda sem saber das mortes, dos desastres, enfim da amplitude da crise que povoava os céus da cidade que Deus escolheu para eu morar.

Não admito festas, churrascos, celebrações ou programações festivas nesse mês de janeiro, estou de luto! E o meu luto não é nostálgico, sentimentalóide, coisa de adolescente em frases no perfil do MSN ou do orkut, absolutamente é um "luto engajado", atitude de quem está alerta para novas tragédias, para outras vidas que podem ser ceifadas por mais chuvas, e mais deslizamentos em nossa cidade nos próximos dias!

A frase em cima da poesia do pr. Jonh Donne, esse mestre anglicano, poeta sensivel pelas circunstâncias humanas, um homem que conseguiu antever com palavras e sermões melancólicos o que de melhor (e de pior) no ser humano que me apresento diante de Deus para mais uma semana. Na realidade, a segunda do ano, mas no meu espírito parece que o ano de 2010 já começou terminando, sem alegria, sem festejos, isso porque ainda não consegui falar "feliz ano novo" para ninguém com o coração sinceramente gostoso! Não dá para sorrir, não dá para dormir, não dá para respirar o mesmo ar que poderia estar sendo inalado por vidas tão queridas que foram ceifadas nestes últimos dias!

Tenho visitado lugares de nossa cidade, e tenho encontrado lágrimas e dor, muita dor. A impressão que tenho é que algo de pior ainda está por vir, me perdoem o tom apocalíptico, mas não consigo fugir desse imperativo: "vamos vigiar!".

Angra definitivamente ficou menos bela em 2010. Estamos sem comemorar nosso aniversário. É hora da igreja do Senhor Jesus se levantar com uma palavra de fé, de reconstrução, de esperança. Aproveitemos o fato que não houve oferecimento de nossa cidade aos orixás no inicio do ano, e nem as entidades travestidas de santos católicos no dia 06 (dia dos santos reis magos). Vamos nos levantar com caráter e carisma. Com poder e palavra. Com autoridade e dinamismo. Para apregoar aos quatro ventos: Angra está menos bela, mas pode-se levantar das cinzas como uma fênix, deixando para trás as lembranças da dor do passado, emprestando as dores uma voz pedagógica, aprendendo com a tragédia, e, nunca deixando de crer que a felicidade é um dom de Deus!

Choremos por Angra! Amemos a Angra! Preguemos Jesus em Angra! Angra menos bela em si mesma! Oportunidade para ser bela diante de Deus!