quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DIFICIL VOLTAR AO NORMAL!

Parei essa semana para ler um livro que comenta teologicamente o best seller "A cabana", de William Yong. Trata-se de "Deus e a cabana. Entendendo a presença divina no best-seller de William P. Young" de Roger E. Olson.

Confesso que vez por outra me retorci na cadeira. O autor, um teólogo de linha neo-ortodoxa me pareceu muito mais preocupado em adequar o que ele leu em "A cabana" aos seus frágeis moldes teológicos do que fazer uma análise bíblica sobre o tema central do livro: o que Deus está fazendo em meio a dor e ao sofrimento no mundo?

Eu fiquei lendo esse livro enquanto ajustava e minha mente e o meu coração em cima dos pressupostos que julgo serem caros para todo cristão: Deus é soberano, e Ele não empresta sua glória para ninguém!

A soberania de Deus é algo patente nas Escrituras e serve de esteio para a nossa fé, uma vez que não cremos em um Deus que age no vazio, mas sim intervem com poder e graça manifestando seu juizo amoroso sobre seus filhos.

Na realidade, temos de contrapor os pensamentos arbitrários de um Deus que não sabe o que pretende fazer a esse mundo, com os princípios sólidos de um Deus que está no controle sim, de tudo (e não apenas "no comando" como sugere o autor de "A cabana")>

A. W. Pink vai dizer no seu livro sobre "soberania divina": "Os crentes não devem interpretar o que acontece só pelo que seus olhos vêm, senão que devem interpretar as coisas através da fé. ("Porque andamos por fé, e não por vista", 2 Co 5:7). Os crentes acreditam o que Deus tem falado na Bíblia, e a Bíblia sempre tem advertido que o que está acontecendo no mundo é o que devia suceder (porque assim foi determinado por Deus desde o princípio)."

Eu tenho falado ao nosso povo aqui em Angra: não nos guiemos por vista! Guardemos a nossa fé! Estamos seguros nas promessas do Senhor:

(Salmos 115:3) - Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.

(Jeremias 18:6) - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

(Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.