quinta-feira, 22 de julho de 2010

VAMOS RECONSTRUIR O HAITI!

Emmanuel Jules é um dos pastores da Eglise de la Bonne Nouvelle (Igreja da Boa Nova), em Mais Gate , perto do aeroporto nos arredores de Port-au-Prince, local que ocorrerá a conferência promovida pelas missões MAIS (Brasileira) e Church Helping Church (Americana). Em uma declaração corajosa Emanuel disse: "Acho muito sobre o profeta Neemias. Ele estava vivendo essa vida agradável no palácio de um rei estrangeiro, quando soube que os invasores destruíram o muro de Jerusalém em sua nativa. Então, Neemias voltou para o rei e pediu: "Deixe-me voltar a reconstruir a parede do meu país. Meu povo está sofrendo, por isso não posso ficar aqui, então vou voltar a Jerusalém e reconstruir o muro." Quando ele chegou lá, ele levantou o moral do povo, dizendo:" Nós não podemos ficar aqui com os braços cruzados olhando para essa parede quebrada. Temos de reconstruir Jerusalém."

Nessa tradução bem literal que consegui de uma entrevista do pr. Emanuel no site http://churcheshelpingchurches.com, sinto-me encorajado para chegar esse fim de semana no Haiti com um forte senso de dever a ser cumprido! A igreja evangelica brasileira precisa acordar de seu marasmo, há muito o que se fazer em locais onde a presença evangélica é num contexto de sofrimento e de doação por inteiro! No Haiti o preço a se pagar pelo cristianismo é mais alto! E não podemos ficar por aqui com nosso evangelhozinho de fundo de quintal enquanto podemos conquistar o mundo com os valores do Evangelho!

Tenho sido há muitos anos desafiado com os desafios da igreja perseguida e sofredora no mundo, e tenho para mim que em uma palavra apenas consigo entender qual é o nosso papel em relação aos nossos irmãos em países afligidos por catástrofes quer seja políticas, econômicas ou sociais: COMPAIXÃO! Temos de nos importar mais com a reconstrução do Haiti e fazermos coro ao apelo do pr. Emanuel: "Portanto, agora, nesse sentido, que é onde estamos agora no Haiti: Vamos reconstruir o muro."

Vamos reconstruir o muro no Haiti. Olha, o salário mínimo no Haiti é de oitenta doláres, isso dá algo em torno de R$ 145,00. Que tal você contribuir com esse valor para adotarmos igrejas e obreiros naquele país que não foi esquecido por Deus? Coloco-me à disposição para amealhar recursos e enviar, com certeza de destino e envolvimento na Obra Missionária. Às vezes o processo via junta missionária é complexo, estou aqui para ajudar também! Me mande um email demonstrando seu interesse: ezequias@ibacen.com.br

Vamos reconstruir o Haiti!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DEUS SALVE O HAITI!

"E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras". (Apocalipse 21.5)

Depois de amanhã, dia 23/07 estarei indo junto com um grupo de pastores ao Haiti para apoiar a realização de uma conferência que treinará 200 pastores haitianos com palestras e valores ministeriais para um serviço num contexto de crise e desesperança! Estarei particularmente interessado em buscar parcerias para exercermos como igreja local, Igreja Batista Central em Japuiba- Angra dos Reis (RJ) uma ajuda mais específica para ajudar os obreiros daquele que é país mais pobre das Américas!

Troquei emails com o pastor José Jonathan, Presidente das Igrejas Batistas Conexão, Missão do Haiti para o Integrale e representante da JMM da CBB, RJ e Br Haiti e fiquei impressionado com uma frase que ele usa para designar o seu país: "aqui Satanás vem para tirar férias!". É uma fala por demais contundente e que reforça o propósito de nosso abraço ao Haiti neste tempo tumultuado por lá e acomodado por aqui! Como a igreja do Brasil está acomodada!

Tenho para mim que precisamos como igreja neste país sermos sacudidos por um "terremoto de poder" sem precedentes, pois percebo que não há mudanças generalizadas em nossa postura missionária e nenhum avivamento na história ocorreu sem profundas transformações na sociedade.

Em 1904-1905 no País de Gales, sob a liderança de Evan Roberts aquele país experimentou um forte mover do Espírito Santo de Deus que culminou na salvação de 100 mil pessoas! A face daquele país mudou! Só um avivamento dessas proporções impelirá o Brasil a ocupar sua liderança no campo missionário! Precisamos assumir que ficamos preocupados com questões mínimas de convivência e relacionamento com pastores e membros em nossas minúsculas igrejas (não falo em tamanho numérico, mas nos quesitos de presença na comunidade) e, enquanto isso, Satanás vive ocupando territórios que nunca foi de direito dele!

O Haiti foi o primeiro pais a adquirir sua independência, isso em 1804, mas infelizmente por razões de discrinação histórica, corrupção política e fortes laços com o satanismo, o povo viveu períodos de sofreguidão nas estruturas emocionais, morais, políticas e espirituais! Mas, eu creio que o Senhor Deus através de sua igreja está reivindicando o Haiti para si! E esse fato pode ser testemunhado no clamor que já posso ouvir daquele povo (mesmo ainda não chegando lá!): "QUEREMOS JESUS!".

Nossa igreja aqui em Angra já disse que vai participar! E, me coloco à sua disposição colega a ministrar em sua igreja e a estender nosso braço de comunhão para sermos uma agência de investimentos missionários no Haiti. Se você ama essa causa, contate comigo: ezequias@ibacen.com.br e vamos montar um "grupo de ajuda".

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DOMINGO É O SABADO CRISTÃO!

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA
X - O DIA DO SENHOR
O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão, satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito (1). Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado nesse dia (2). Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que, pela freqüência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas eles estarão se preparando para "aquele descanso que resta para o povo de Deus"(3). Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuado aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais (4).

(1) Gên. 2:3; Êx. 20:8-11; 31:14-17; Is. 58:13,14; Mat. 12:12; Heb. 4:4
(2) João 20:1,19,26; At. 20:7; Apoc. 1:10; I Cor. 16:1,2
(3) Heb. 4:9-11; Apoc. 14:12,13
(4) Êx. 20:8-11; 31:15; Jer. 17:21,22,27; Ez. 22:8; Mat. 12:12

Vou levantar essa bandeira com esse artigo, e reforçar o que já ministrei ontem aqui na exposição que fiz de João 20.19-23 onde eu citei que a ressureição de Jesus havia acontecido em um domingo, e esse era um dia em que os discipulos habitualmente se reuniam, e foi justamente por conta disso que o Senhor Jesus apareceu a eles neste dia dando a eles a veracidade de sua "paz", a alegria que brotou da esperança da ressurreição, bem como a capacitação sobrenatural recebida graças ao sopro de Jesus!

O domingo foi o dia que o Senhor Jesus escolheu para ser separado de nossas ocupações. Note que quando os discípulos estavam reunidos no primeiro dia da semana que Jesus apareceu no meio deles. Ele ainda faz isso porque é o dia aprovado pelo Senhor para o povo de Deus reunir-se para adorar. Para Mattew Henry "aqui está um dia de repouso cristão observado pelos discípulos, e reconhecido pelo nosso Senhor Jesus.

Hoje em dia é muito comum a profanação do Dia do Senhor. São muitos os crentes que menosprezam o "dia do Senhor" para passeios, entretenimentos, ausências na Escola Bíblica Dominical e cultos dominicais, quando não alguns se envolvem com trabalho e outras ocupações a ponto do domingo ser "um dia como qualquer outro!".

Sei de irmãos que por questões de função e responsabilidades não podem escolher o domingo prioritariamente para a adoração, mas também é verdade que alguns tristemente "optam" em trabalhar no domingo, menosprezando o fato de que a ressurreição de Jesus mereceria por parte de cada crente uma observância mais criteriosa!

Precisamos ressuscitar o fervor puritano em relação ao Dia do Senhor! O domingo deveria ser para toda familia cristã um tempo para se acordar cedo, vir à igreja em EBD, depois uma tarde em família ou em visitas para assuntos espirituais e à noite ineroxavelmente o encontro celebrativo no local de reuniões da igreja local, onde através de orações, canções e exposição da Palavra todos são alimentados e motivados para mais uma semana de labor. Esse deve ser o domingo de cada crente! O que passar disso é "procedência maligna!".

É verdade que precisa haver uma conversão de valores em nosso meio! Fico entristecido como pastor a ver tantas ovelhas desprezando conscientemente o "dia do Senhor", me parece que ao invés de seguir a versão latina de "domingo" como "dominus" (relativo ao Senhor Jesus) para a versão inglesa "sunday" ("dia do sol", relacionando apenas com entretenimento e festa)!

A Bíblia é taxativa ao dizer que a igreja do primeiro século preservava a comunhão dos santos todos os dias, (Atos 2:46) "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração". Mas ao mesmo tempo salienta que o domingo era um dia especial de orações e companheirismo cristão, (Atos 20:7) "E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite." E sem contar no texto que Paulo fala da coleta dos "dízimos e das ofertas" da igreja: (I Corintios 16:2) "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar."

Termino com a fala de Brian Schwertley sobre esse tema tão pertinente em nossos dias: "Que maravilhoso privilégio ter o Dia do Senhor, um dia no qual os cuidados e as vaidades da vida são esquecidos, um dia de santificado companheirismo, comunhã e celebração com o nosso Senhor Jesus Cristo".