sábado, 25 de setembro de 2010

O HAITI PRECISA DE NOSSAS ORAÇÕES E DOAÇÕES!

Acabo de ser surpreendido pela notícia de que nesta sexta feira, 24/09 o Haiti foi envolvido em mais uma tragédia de proporções gigantescas: uma tempestade insiste em cair sobre a capital, Porto Principe, e já são 05 mortos e 40 feridos. Pode parecer pouco pelo número de vítimas, mas é importante lembrar que se trata de chuvas torrenciais em um país ainda destruído e com o número exorbitante de 1 milhão e meio de desabrigados.

Não consigo me conter ao lembrar daqueles "campings" (barracas que funcionam em acampamentos que abrigam 50 a 60 mil pessoas) inundados, destruidos, com homens e mulheres convivendo no relento sem ter nessa noite um abrigo para dormirem, com suas crianças perambulando com seus olhinhos tristes por tempo indeterminado.

Olha gente, tudo já é muito triste no Haiti, país que visitei no final do mês de julho, e agora sem energia elétrica em toda a capital e com os acampamentos inundados o quadro deve ser de completo desalento humanitário. Algo precisa ser feito! E você e sua igreja podem ajudar! Sabem como?

Nossa igreja (www.ibacen.com.br) está ajudando uma igreja haitiana desde o mês passado e eu tenho contatos no Haiti através duas agências missionárias, a MAIS (www.maisnomundo.org) e a Junta de Missões Mundiais (www.jmm.org.br). Peço que você reúna sua igreja ou até mesmo faça isso sozinho mesmo, levante um valor financeiro para uma ajuda mensal a uma igreja carente naquele país, lembrando que com isso você estará apoiando uma comunidade que tem potencial de ajuda a centenas de pessoas em situação de considerável carência. Depois desse valor definido entre em contato comigo pelo meu email pessoal: ezequias@ibacen.com.br e vamos viabilizar juntos um modo de chegar até a quem de fato precisa de nossa ajuda nesse momento: a vigorosa igreja haitiana!

Lembre-se que o Senhor Deus tem sido generoso em permitir que hoje você esteja numa posição de ajudar, justamente para que você assuma a responsabilidade de ser cooperador de sua obra aqui na terra. Não se esqueça do clamor divino feito à Isaías que em nossos dias também ecoa "A quem enviarei, e quem há de ir por nós?". Que você diga como o profeta: "Eis-me aqui, envia-me a mim!". (Isaias 6.8)

Por favor, não ignore esse apelo! Tem alguém dormindo nessa noite em meio a chuva, nos lixões do Haiti esperando a ajuda do alto, que virá através de um homem ou uma mulher de Deus! Igreja do Senhor Jesus se desperte! Eu gostaria muito de estar em sua igreja para compartilhar os desafios desse país que Deus colocou amor em meu coração! Entre em contato, não espere muito! A obra missionária tem pressa!

Termino com a fala do grande missionário, Jim Elliot, morto no fim dos anos 50 no Equador: "não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar aquilo que não pode perder".

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DORIVAL 10 x NEWMAR 0

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86).

Ainda estou sob o impacto do ocorrido com o técnico Dorival Jr. que foi demitido do seu cargo no Santos justamente porque estava desenvolvendo uma política de disciplina em relação ao “xodó” do Brasil, o rebelde Neymar. O pensamento acima de Rui Barbosa vem a calhar com o que vemos em nossos noticiários e demais declarações de jogadores, técnicos e amantes do futebol brasileiro. Parece-me mais uma vez que se puniu o certo e o prudente para favorecer o perverso e o rebelde.

O acontecido na realidade não se trata apenas de futebol, reflete sobre a vida, a sociedade, enfim o modo como estão sendo organizadas em nosso mundo as estruturas de poder e autoridade. Temos aqui na igreja aprendido a levar a sério o peso da “autoridade”, pois estudamos em nossa “Escola Bíblica Dominical” desde o inicio do ano o excelente livro de Watchaman Nee, de título sugestivo, “autoridade espiritual”. E dentre tantas pérolas do autor, falecido em 1972, posso destacar algumas que creio serem pertinentes na análise dessa questão Dorival e Neymar que para mim é metáfora do que vemos em nossa família, igreja, trabalho e demais relacionamentos.

Nee comenta que “a transgressão é desobediência à autoridade de Deus; e isto é pecado. Pecar é uma questão de conduta, mas transgressão é uma questão de atitude do coração. O presente século caracteriza-se pela transgressão”. Em outras palavra quando o homem é desobediente a uma autoridade estabelecida, em qualquer contexto de relacionamento ele na realidade está demonstrando que o seu coração está inclinado para a transgressão. Logo, ele não desobedece porque têm seus pontos de vista diferenciados de seu superior, ele age de forma a revelar que em seu próprio coração há o princípio satânico da rebeldia.

Sobre esse princípio da rebeldia, Nee tem mais a dizer: “Deus pode suportar e ignorar muitos pecados, mas a rebeldia ele não permite, porque a rebeldia é o princípio da morte, o princípio de Satanás”. Daí, podemos concluir junto com o autor já citado que a rebeldia é o pecado mais sério que existe, pois causa o julgamento imediato de Deus!  Não há quem se mantenha no topo alimentando no coração a essência luciferiana da rebeldia! Isso vale, repito para todas as expressões do relacionamento humano.

Assim como Neymar, que aparentemente são premiados pela rebeldia eu poderia citar os falsos pastores que saem de suas comunidades para abrir suas próprias igrejas, à suas imagens e semelhanças, quebrando a unidade do corpo de Cristo. E o que incrível é que esses depois querem se tornar paladinos da comunhão cristã! São verdadeiros “Neymars ministeriais”! Fico pensando também nos políticos, sobretudo os que estão sintonizados com o atual governo que parecem se sentir acima do bem e do mal, e quando denunciados em suas falcatruas logo se fazem de vítimas da imprensa! São os “Neymars governistas”! tenho também de citar os filhos que rompem com os ensinos de seus pais, pensando serem donos de seus próprios destinos, ignorando aquilo que a Bíblia preza tanto em Efésios 6.1,2! São os autênticos “Neymars familiares!”.

Na realidade a praga da rebeldia está se alastrando em nosso país, e isso tem a ver com a raiz da miserabilidade humana que se chama “pecado”. Enquanto nesse país não se levantar a bandeira não apenas dos valores cristãos, mas o próprio Cristo não for entronizado no coração de cada brasileiro vamos continuar boquiabertos com o fato de que o pilantra sempre se sai bem em nosso país. Será que Charles De Gaulle estava certo ao dizer que o “Brasil não é um pais sério”?

É isso ai.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CARA, VOCÊ NÃO É DAQUI!

“Se tivesse que ir ao céu e descobrisse que Cristo não estava lá, eu sairia correndo imediatamente, pois o céu seria o inferno para mim sem Cristo”. (Thomas Goodwin)

Quando encaramos com fervor espiritual a radicalidade de Cristo em nossa vida, nos despertamos para o fato de que vez por outra nos preocupamos demais com nossa existência terrena. Por isso que não podemos nos tornar escravos do tempo e das circunstâncias, somos eternos, em outras palavras não somos homens naturais que vivem experiências espirituais, somos homens espirituais que estão confinados ainda a uma dupla cidadania, como diria Lutero, "cidadãos de duas pátrias", a terrena e a celestial.

Sinto-me diminuído quando leio as páginas de Hebreus 11 e me deparo com o verso dez, descrevendo sobre Abraão, que "esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquiteto e edificador é Deus". Manter os olhos no céu enquanto vivemos as questões da nossa contemporaneidade é um dos desafios mais gigantescos de nossa minúscula existência nesse planeta! Não somos daqui, não temos satisfação alguma nos prazeres desta terra, estamos constantemente insatisfeitos, isso porque temos de mirar o nosso foco em Deus, e em sua realidade amorosa e persistemente perdoadora!

Eu aprendi com C. S. Lewis que “se encontro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é a de que fui criado para outro mundo. Os livros ou a música onde pensamos estar a beleza nos trairão se confiarmos neles... Pois eles não são a coisa em si; eles são somente o aroma de uma flor que não encontramos, o eco de um tom que ainda não ouvimos, noticias de um país que nunca visitamos”.

Só Cristo na vida da gente é capaz de nos fazer robustecidos em nosso "homem interior" a ponto de suportarmos as contradições da vida real! O mundo não é tão bom como gostaríamos que ele fosse, e ele nunca será, devo adiantar, na realidade ele não foi para nós, ele foi contaminado pelo nosso pecado original, somos caídos por natureza, e somente a Graça de Deus pode nos fazer enxergar algo além da podridão do nosso coração! Como foi bom ontem cantar com a igreja reunida para celebrarmos a Ceia do Senhor:

Graça! Que maravilhosa graça!
É imensurável e sem fim.
É maravilhosa, é tão grandiosa,
 é suficiente para mim.
 É maior que a minha iniquidade,
 é revelação do amor do Pai.
 O nome de Jesus engrandecei e a Deus louvai!

Somos reféns dessa graça e da singularidade de Cristo na nossa vida, no dia que perdermos essa consciência nos tornaremos escravos de nossa performance e desejaremos nos esconder de nossos compromissos espirituais, compreendendo de maneira inadequada que nossa vida consiste apenas a realidade que os nossos sentidos conseguem apreender!