sábado, 30 de outubro de 2010

CUIDADO COM A ECOLATRIA!

"No princípio criou Deus os céus e a terra". (Genesis 1.1)

A denominada "agenda verde" tem crescido no mundo inteiro. Nos EUA e na Europa partidos inclinados ao debate ecológico tem crescido e esse discurso em defesa da natureza tem alcançado a mente sobretudo, dos mais jovens.  Aqui mesmo em nosso país o crescimento da candidatura da Marina foi também devido ao fato de que houve uma preocupação espelhado em suas falas de que algo de urgente precisa ser feito em relação ao nosso Planeta.

Mas eu noto preocupado uma tendência de se colocar a criação de Deus como sendo igual ao próprio Deus, sobretudo no discurso de teólogos nada ortodoxos que denominam a terra, como "Mãe Terra" e tudo... Isso eu chamo, junto com o pr. Eneziel Peixoto de Andrade de "ecolatria". Acerca desse tema, Eneziel esclarece os termos:

"A ecolatria exclui o conceito de um Deus criador, que governa o universo e que está acima de todas as coisas. Confunde-se a natureza com a divindade (panteísmo), como se Deus e o universo fossem essencialmente a mesma coisa. Por mais legítima que seja a causa ecológica, ela não pode, de maneira alguma, tornar-se mais importante do que Deus".

A natureza precisa ser respeitada, isso é um axioma inegável, agora é preciso destacar que o propósito do Senhor Deus ao criar todas as coisas era expressar o seu zelo em estabelecer um mundo onde tudo fosse convergido para o bem estar de sua obra prima, o homem! Deus é um criador amoroso que decidiu amar o homem a ponto de colocá-lo em um planeta organizado e amadurecido o suficiente para que a vida fosse excelente. Como já disse Albert Einstein, "Deus não joga dados", isto é, ele não desenvolveu seu espírito de artesão-criador pela casualidade, tudo caminhava para um propósito nobre e específico.

Não podemos confundir os termos:  a natureza é habitat do ser humano e não vice versa! Não é o homem que deve se curvar diante da natureza, mas exatamente o contrário: Deus criou o homem para dominar sobre a natureza! Ele é o vice-regente de Deus, o administrador por excelência! Em outras palavras, não podemos valorizar mais um cachorro do que um ser humano, um palmito do que uma criança faminta, em suma, uma lei ambiental que faz com que um pai de família perca a dignidade de trazer pão para a sua familia é anti-ética, e é fruto de um espírito anti-Cristo!

O homem existe para usufruir da natureza, obviamente com cuidado, zelo, respeito ao que se sabe dos custos-benefícios da terra, agora jamais ele pode se curvar em adoração endeusando o "irmão sol", "irmã lua", "irmã árvore", e assim por diante! Não se tem como negar: a defesa exagerada do meio ambiente tem feito com que o homem seja considerado apenas um ser entre os outros seres e não o maior de todos os seres terrenos! Isso é uma indignidade!

É o que eu penso.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

DEUS É CRIADOR E CRIATIVO!

Venci o nervosismo inicial e comecei a exposição no livro de Gênesis, com a consciência de que estou diante de um livro importantíssimo para a organização de todo o pensamento cristão sobre a origem de todas as coisas. Somente o fato desse livro figurar como abertura da Bíblia Sagrada já nos coloca diante de um Deus majestoso que de modo solene criou o universo com requintes de criatividade!

Deus em Gênesis é o agente supremo da criação, o personagem principal de todo o drama cósmico, aquele que desde o inicio fez questão de ditar o tom, regendo o mundo com seu cetro de justiça e com o seu saber insondável! Quando paramos diante de Gênesis 1.1,2 somos tomados por um clima de reverência suprema:

"No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".

O mundo não é obra do acaso, de uma série de coincidências absurdas! Ele foi criado de modo articulado e inteligente por um Deus que meticulosamente fez com que todas as coisas acontecesse de acordo com a sua vontade soberana! O homem, como coroa da criação recebeu de Deus um universo preparado para a sua subsistência! Tudo preparado para oferecer ao homem um "habitat" para que jamais ele se tornasse "lobo do próprio homem". Mas, o que vemos hoje é o distanciamento gradativo dessa existência prazerosa, e isso desde o pecado, para uma existência predatória, onde as pessoas não zelam desse centro de vida, que é o planeta Terra!

Por isso que se torna urgente discutirmos e orarmos sobre os seguintes temas: crescimento populacional, desmatamento, questões ligadas à terra e água, concentração de riquezas, desperdício, consumismo, o sério problema do lixo, da poluição e do desenvolvimento sustentável.

Em  artigos seguintes explorarei esses temas no prisma das Escrituras e na cooperação da igreja do Senhor Jesus nesse tempo onde o "verde" não pode ser encarado apenas pelo prisma político, mas também pelo viés teológico.

Me acompanhe.