quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O QUE ESPERAR DE 2011?

Esse foi um ano extenuante! Muita coisa aconteceu nas nossas vidas, fomos marcados de um jeito ou de outro, enfim, não estamos saindo ilesos desses quase 365 dias! Mas teremos um saldo bem positivo se, ao analisarmos detidamente o nosso coração e vislumbrarmos um temor que pode ser resumido em uma pergunta capital: Tenho conseguido frear o pecado em minha vida?


Percebo que, diariamente travamos uma luta ferronha com nossa natureza caída! Somos empurrados para baixo constantemente em nossas dúvidas, fraquezas, hesitações, esquisitises de nossa alma carcomida pelo pecado. Quando eu leio Hebreus 12.1,2 contemplo um desafio que precisamos assumir diariamente em nossa vida: "PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Tudo depende para quem estamos olhando: para Jesus ou para as circunstâncias. Nem sempre quando olhamos para a Cruz estamos olhando para Jesus! No pensamento religioso a cruz está sempre evidente, mas infelizmente a religiosidade latente no ser humano faz com que, mesmo diante do quadro espantoso da cruz alguns de nós a tenhamos apenas como símbolo religioso e não expressão de nossa morte espiritual! A cruz tem de ser para mim e para você o lugar onde morremos! Não se trata de um adereço é, sim uma mortalha! É sinal de nossa morte, de nossa insuficiência moral, ética... o que é homem? Eu respondo: um trapo ambulante, que corre para a morte todos os dias!

O pecado é o recado de Deus de que, nada irá bem em nossa vida se não recebermos o toque do sangue de Jesus, aquele que segundo I João 1.7, "nos purifica de todo o pecado". Ulisses Guimarães dizia que quando vissem o caixão dele, poderiam dizer: "lá vai um contrariado!". Por ironia da providência divina, o seu corpo foi comido por peixes e não teve ao menos um velório com honras políticas! Mas, é certo que quando vemos um caixão temos de nos lembrar: o homem é pó e ao pó retornará!

Na Roma antiga, as palavras são acreditadas para ter sido utilizado nas ocasiões em que um general romano foi desfilar pelas ruas durante a vitória o triunfo. Em pé atrás do general vitorioso era sua escrava, que foi encarregado de lembrar o general que, apesar de sua alteza estava em seu auge, hoje, amanhã ele pode cair ou ser mais provável derrubado. O empregado transmitiu esta dizendo o general que ele deveria se lembrar, "Memento mori". É possível ainda que o moço disse ao invés, "Respice te pós lembrança! Hominem te!": "Você! Lembre-se Olhe que você é, mas um homem! Para trás"

Essa consciência de brevidade em relação à vida deve nos fazer em 2011 a buscar uma vida de santidade tão profunda com Deus a ponto de frearmos a malignidade do pecado em nossa vida, tomando posse da verdade bíblica contida em Romanos: 

(Romanos 6:11) - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. 

(Romanos 6:12) - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; 

(Romanos 6:13) - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 

Lembre-se que sem dúvida alguma, seriamos menos tentados em relação ao pecado se acreditássemos piamente de que Deus tem o melhor para nós, mesmo quando tudo parece estar nebuloso em nossa direção. Eu creio que em 2011 você precisará tomar uma atitude de maior vigilância, pois o Diabo não tirará férias, e persistirá lhe azucrinando a fim de que você caia e ceda aos caprichos dele. Por isso, vigie! Evite o pecado!

Um 2011 cheio de vitórias e conquistas em sua vida, a partir do transbordamento de sua vida profunda com o Senhor Jesus!

É o que desejo.

PS. Esse é o meu último "post" do ano e ficarei todo o mês de janeiro em silêncio por aqui. Estarei em férias no sul do país, apenas curtindo a família, ouvindo a Deus e colocando as prioridades da minha vida em ordem! Janeiro é tempo de renovação e de fortes pensamentos, não é a toa que os romanos quiseram homenagear justamente o deus "Janus" nesse mês. A imagem desse deus é justamente de um homem com duas cabeças, uma apontando para a frente e outra para trás! Janeiro é o mês de olharmos para o que foi feito e avaliar as possibilidades que estão pela frente. Que o nosso Deus verdadeiro, de janeiro a dezembro dispense sobre nós a graça de re-começar quando pensamos que tudo o que tinha de acontecer já teve lugar na história! Janeiro está ai! Que venha, com força e o poder da esperança de acreditar que, "grandes coisas vão acontecer!". Maranatha! Ora vem, Senhor Jesus!