terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VOCÊ TEM UM CORAÇÃO OBEDIENTE?


“Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus”. (II Timóteo 2.3)

Obedecer segundo uma enciclopédia on line tem a ver com a “subordinação da vontade diante de uma autoridade, o acatamento de uma instrução, o cumprimento de um pedido ou a abstenção de algo que é proibido”.

Percebo que vivemos dias em que a desobediência tem sido uma constante em muitos corações, incluindo alguns que estão dentro de nossas igrejas! As pessoas não estão dispostas a obedecer, mas sim a questionar ordens e com isso, assistimos ao desmantelamento de valores que nos são caros nas Escrituras como: honra aos pais, respeito para com os mais velhos, valorização das orientações pastorais, enfim, estamos em meio a uma geração deseducada e obstinada.

No domingo passado à noite, após chegarem do culto, o filho adotivo do bispo Robinson Cavalcante (Igreja Anglicana no Brasil) matou a facadas o pai e a mãe. Envolvido com drogas desde a adolescência, o rapaz de 29 anos de idade, ouviu um “não” a respeito de um pedido por mais dinheiro, e premeditadamente cometeu o duplo assassinado. Há muitos dos nossos jovens que (ainda) não mataram os seus pais tirando-lhes a vida, mas já lhes furtaram a alegria e o prazer há muito tempo, pura e simplesmente porque ouviram um “não”!

O absurdo desse tempo é que os pais, os pastores, enfim todos aqueles que representam autoridade são relegados a um terceiro plano, pois os que estão nas linhas de frente no que diz respeito à atenção e respeito são os amigos da rua e todos aqueles que só dizem “sim”. A maldição disso tudo é que não sabemos se estamos criando nas nossas casas os nossos futuros assassinos!

A Bíblia é muito taxativa ao orientar aos filhos: “Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), pra que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”, Efésios 6.2,3. Repare comigo que o texto condiciona a honra à durabilidade de nossa vida sobre a terra. Gosto de pensar que o que Paulo nos orienta nesse parte prática de sua carta é desdobramento natural da ideia que ele esboçou nos primeiros capítulos, em que o autor deixa bem claro de que já estamos “assentados nas regiões celestes em Cristo Jesus”. Realmente fica bem claro concluir que a obediência é resultado de uma posição em Cristo Jesus. Só honra pai e mãe quem já tem o céu em seu coração! Obediência é coisa de gente convertida!

Que Deus tenha misericórdia de nós, os pais, que temos de lidar com filhos cada vez mais ensimesmados, e que tenhamos consciência de dever cumprido quando apresentarmos aos nossos filhos os princípios básicos da Palavra de Deus, “sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te”, Deuteronomio 6.7.