sexta-feira, 13 de abril de 2012

A HISTÓRIA CAMINHA PARA O SEU FIM! 02

Só consegui parar agora para completar essa série sobre o afunilamento dos últimos tempos, essa sem dúvida é uma das marcas desse tempo estressante que vivemos, onde as pressões nos roubam a paz e a tranquilidade. Neste momento eu me proponho a analisar as transformações cósmicas que ocorrerão no período que antecederá a vinda do Senhor Jesus.

O texto é Apocalipse 6.12-17, que expõe a visitação divina da terra em forma de terremotos, escuridão do sol, queda de estrelas e o céu que recolhe-se "como um rolo de um livro". Repare comigo que os judeus que consideravam os céus e a terra como elementos sustentadores da vida humana agora estão perplexos diante da revelação de que chegará o tempo em que as profecias feitas por Jesus se cumpririam:

Mateus 24.29: "E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas."

Lucas 21.25: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas."

O sol perderá seu raiar e ficará negro (lembrando que preto não é cor, é ausência de luz), e a lua será misturada com sangue, que representa a morte de todo o vigor da esperança e da vida. Logo a  lua, tão decantada em versos e prosas, como a que escreveu um apaixonado:


LUA, Ó LUA
LUA MINHA, LUA SUA
LUA DO LUAR ENLUARADO
LUA DO CEU ESTRELADO
LUA, EU AQUI SOZINHO
LUA, ME DÁ UM CARINHO
LUA, MANDA O MEU BENZINHO
QUE SAIA NA JANELA UM POUQUINHO
SÓ PRA MIM DAR-TE UM BEIJINHO
ANTES QUE A LUA SE VÁ
ANTES DO SOL CLAREAR
PRA ELA NÃO VER QUE CHOREI
ENQUANTO ESPERAVA ANCIOSO
A LUA DE NOVO VOLTAR.

Os homens procurarão pela morte e não a encontrarão! Em outras palavras, "a corrida pela vida tornará em súplica pela morte". O texto bíblico expõe uma ferida no imaginário popular: não há nada ruim que não possa piorar! Todos terão de render-se ao óbvio: Deus estará infligindo um sério juízo sobre toda a humanidade, e apenas os que são selados pelo Espírito Santo sobreviverão. Não gostamos de afirmar isso tacitamente, mais por uma questão de respeito às demais ciências, mas não posso me furtar de argumentar que todos esses desequilíbrios ecológicos que temos visto, e que tem gerado a atenção de tantas autoridades no mundo são expressões do juízo de Deus sobre o mundo incrédulo. Deus nos deixará sem chão! Literalmente.

Por isso, é muito importante terminar esse artigo exortando os meus leitores a desejarem ardentemente a vinda do Senhor Jesus mesmo que ela seja precedida por tantos sinais cataclísmicos! Não temos para onde correr, a não ser para os braços eternos de nosso Pai, pois como diz o hino sacro: "Este mundo jamais poderá me afastar dos tesouros celestiais que eu vou receber. Minha firme esperança está no meu novo lar; sou herdeiro com Cristo, vou com ele morar".

Que essa seja a minha e a sua eterna esperança!

PS. Esse artigo é uma homenagem ao pr. Jânio Targino, falecido no último dia 10. Ele foi meu aluno no ainda SETEMIRJ (hoje, SETIAR), Seminário que dirijo à 12 anos em nossa cidade. Era pastor Congregacional e lutava com um poderoso câncer nos intestinos os últimos dez anos. Foi embora cedo demais (no prisma humano, ele iria completar 52 anos!). Deixou esposa, filhos e um rebanho que o amava. Seu culto fúnebre foi uma aula de Teologia Bíblica! Louvo a Deus por Ele ter atendido às orações de seus santos, afinal de contas Jânio encontrasse definitivamente curado na Glória de nosso Deus! Adeus, Jânio!