segunda-feira, 30 de abril de 2012

TEMPO DE TAQUARA!

Desde sexta feira estou aqui em terras gaúchas, mais precisamente na cidade de Taquara, região metropolitana de Porto Alegre, onde temos uma Congregação de nossa igreja já com 04 anos. O obreiro que começou os trabalhos pastorais nessa cidade foi o casal Gilberto e Cinara Souza, atualmente à frente de uma igreja na cidade de Nilopólis, baixada fluminense no Rio de Janeiro.

Desde o ano passado quem está a frente da nossa frente missionária é o casal pr. André e Angela Gomes, oriundos de Belford Roxo, Rio de Janeiro, e como tem sido recompensador perceber o que o Senhor tem feito através dessa família preciosa aos nossos irmãos queridos aqui de Taquara. Parei hoje a tarde, nessa fria segunda feira para pensar sobre a questão do tempo de Deus. Longa reflexão, e confesso que vez por outra algumas lágrimas teimosas insistem em querer rolar nos meus olhos, ao me lembrar da cena que vi aqui em Taquara no ano de 2008 quando vim aqui pela primeira vez, e soube que um dos líderes denominacionais teria tido categoricamente: "ainda não é o tempo de Taquara"! Mas, me encanta saber que o referido irmão estava equivocado, pois Deus tinha um outro plano (promissor e alvissareiro) para esta cidade!

Hoje temos aqui 30 membros, depois de quatro anos, e estamos partindo para a nossa organização em igreja já no ano de 2013! Deus tem demonstrado que os diagnósticos humanos podem conter erros, imprecisões e sobretudo, imperfeições em suas análises, mas o Senhor jamais erra! No projeto de plantação de igreja, o Senhor está nos dando como igreja em Angra (www.ibacen.com.br) a primeira experiência aqui no sul do país em uma região gelada espiritualmente, com um povo que precisa ser cativado pela amizade antes de ser alvo evangelístico! Não adianta imitar estratégias evangelísticas que dão certo em outras regiões do país, pois o Rio Grande do Sul é um "Brasil" dentro do Brasil! Mas, o Senhor Deus tem dado graça ao pr. André para ganhar a simpatia do povo gaúcho e a credibilidade de toda uma cidade para tornar o nome do Senhor Jesus conhecido por aqui.

Deus tem uma obsessão santa em se envolver com gente comum para o exercício de sua missão aqui na terra! Sempre percebi o fato de que o Senhor gosta de lidar com vasos comuns e inexpressivos para que a excelência do seu evangelho seja toda de Deus e não dos homens! Isso porque, a obra do Senhor deve ser feita com os métodos do Senhor e não dos nossos. Isso me faz lembrar algo que aconteceu na vinda do famoso evangelista Billy Graham aqui no Brasil nos anos 60. Alguém do grupo de organizadores da Cruzada teve a ideia de sugerir ao referido pastor para dar uma volta na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) em carro aberto para saudar a população carioca. O pr. Billy Graham não pensou duas vezes e respondeu secamente: "Deus não divide a sua glória com ninguém!".

Tenho aprendido nesses 18 anos de ministério (completados hoje, exatamente na cidade onde nossa igreja planta a sua primeira filha!) que ser pastor é admitir todos os dias a nossa dependência do Senhor, pois não podemos absolutamente confiar em nossos próprios méritos e ao mesmo tempo sermos eficazes na Obra do Senhor. Isso posto, fica fácil concluir que: para que nossa obra dedicada ao Senhor seja excelente, é preciso que reconheçamos nossa incompetência em gerir nossos projetos. Temos de depender do Senhor!

Em outras palavras, se o lema de Dom Pedro para trabalhar a emancipação de nosso país da política colonialista portuguesa foi "independência ou morte", o nosso pensamento tem de ser "dependência é vida"!

É por ai!