sexta-feira, 10 de agosto de 2012

UM CORAÇÃO DE SERVO

"Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos." (Marcos 10.43,44)

A palavra chave neste texto é "doulos", que traduz a ideia de "escravo, servo, homem de condição servil". Tenho parado a fim de pensar o valor da postura servil em nossos relacionamentos e ajuntamentos cristãos. Uma sociedade não subsiste na base do individualismo e do egocentrismo, pois quando o homem encara a sua vida apenas na dimensão da sua própria visão de mundo acaba tornando-se um idolo para si mesmo! É o que costumamos ouvir nos contextos urbanos mais sofisticados onde as pessoas pensam que se bastam a si mesmos apenas por conta de seus curriculos.

Quando o Senhor Jesus salientou a importância de servir e não de ser servido ele acaba quebrando um modelo de pensamento que prioriza o status para valorizar um ideal de vida em que o outro sempre tem a proeminência. Uma postura servil é diferente de um estilo servilista. Há distinção entre ser "servil" onde o que encontramos é a atitude de atenção em relação aos interesses do outro visando o bem comum, e ser "servilista", onde o que temos é uma relação predatória onde um acaba sendo sufocado pela aspereza do outro!

O que mais vemos nas ruas de nossas cidades são pessoas tentando se aproveitar das outras sempre com argumentos falsamente apresentados justamente para se buscar interesses próprios. Para ilustrar isso posso referir ao contexto que vivemos atualmente de propagandas políticas. O que os candidatos procuram no cultivo de suas imagens públicas? Apenas a apresentação de uma abordagem bem ao estilo "salvador da pátria", onde o outro não importa, mas sim que ele tem de valor, no caso em questão, o seu voto. E votar apenas com base em imagem, é servilismo!

A postura servil em um contexto político poderia ser considerado quando há o devido respeito à pessoa humana que detém o voto! Isto é, quando ele é ouvido nas suas queixas, seus medos e suas apreensões sobre o futuro! Onde estão em nossa cidade os foruns para ouvir a população? Infelizmente os homens públicos que militam na política parridária não estão dispostos a ouvir, só querem falar! E de palavras, nós os eleitores estamos cheios!

Faltam servos na política! E sobram gatunos que aproveitando-se do servilismo da população usam seus discursos e determinadas benesses para perpetuarem-se no poder!