sábado, 17 de novembro de 2012

O QUE É A IGREJA?

"para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade". (I Timóteo 3.15)

A força da igreja está em sua fragilidade, por isso me assusta quando vejo o cortejo dos poderosos em relação ao nosso povo em contextos eleitores, e agora o flerte que a arede Globo parece estar fazendo aos evangélicos em mais uma edição do famigerado "Promessas", agora em São Paulo.

A igreja do Senhor Jesus nasceu em um tempo onde ter o nome de "cristão" significava ser uma ameaça ao "status quo" dos poderosos. Todos os homens que exerciam alguma autoridade jamais gostariam de se identificar com um grupo de "intolerantes" que logo foram denominados de "alvoroçadores", conforme lemos em Atos 17.6: "Este que têm transtornado o mundo chegaram também aqui".

Me parece que há muitos evangélicos bonzinhos em nossos dias! Aqueles que estão assentados em nossos bancos (e púlpitos!) refletindo uma fé tímida e ostentando no peito uma relação prostituída com o Senhor, porque amam por demais o mundo! Não transtornam o mundo, são transtornados por ele!

Se não vejamos:

* Como explicar o fragrante desrepeito à liberdade do exercício do voto quando líderes levam em seus púlpitos candidatos que são apresentados como representantes do poco evangélico?

* Como explicar cantores evangélicos que cobram fortunas para ministrar em igreja que mal pagam seus pastorea?

* Como explicar o crescimento de uma tendência no meio feminino de nossas igrejas, onde programas são oferecidos que incluem desfiles, venda de produtos de "sex shp" e discursos inflamados de um feminismo besta e vulgar?

* Como explicar a promoção de atrativos puramente humanos para angariar público (e recursos) para a igreja do tipo "lutas livre", "shows pagos" e "palestras motivacionais"?

* Como explicar o nível baixo de exposições realmente bíblicas nos púlpitos, lugar que Deus deveria falar e não o homem?

* Como explicar o fato de que o pecado sistematicamente tem sido chamado de "deslize" em nossas igrejas?

São muitas perguntas que ficam sem respostas. Quando percebo esse estado de coisas na igreja do Senhor Jesus não consigo parar de pensar na figura da visão de João, registrada em Apocalipse 17 e temo ao afirmar que em muitas de nossas chamadas "igrejas evangélicas" poderia se ter um letreiro com os mesmos dizeres que encontramos no verso 5: "A grande babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra".

Com tremor escrevo.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A DELICADA FORÇA DA PORCELANA!

A porcelana é conhecida pela sua fragilidade, mas ao mesmo tempo ela é a junção de elementos bem resistentes. Seu valor é bem precioso, e há inclusive um site (http://www.porcelanabrasil.com.br/) que expõe algo sobre a sua história e o fascínio que ela exerce sobre colecionadores e admiradores de sua beleza.

Uma igreja é assim também, ao mesmo tempo em que é frágil, é preciosa aos olhos do seu dono. Não podemos em hipótese alguma, esquecermos que Jesus ao referir-se à igreja, Ele a chamou de “minha igreja”, isto atesta o seu nível de comprometimento com esse organismo vivo. (Mateus 16.18)

Viver em igreja é muito mais do que participar ativamente de suas atividades, ou compor o seu organograma de cargos e funções. Igreja tem a ver com relacionamentos que nasceram do alto, do trono de um Pai amoroso. Todos os membros da igreja do Senhor Jesus custaram um preço precioso: o sangue de Jesus. Logo, é muito importante jamais desprezarmos o valor da igreja em nossas vidas.
Joel Beeke vai dizer que só existe uma forma de criticarmos a nossa igreja, "com lágrimas nos olhos!".

Como porcelanas, estamos envoltos em uma tensão abissal, ora somos frágeis, ora somos fortes, o apóstolo Paulo pensou nisso quando disse “que o nosso poder está em nossa fraqueza”, (II Coríntios 12.9). Tenho para mim que a nossa força está em nossa fragilidade, e isso nos torna desmamados de nossa autossuficiência e de nosso sentimento de superioridade. Carecemos da graça de Deus em um mundo tão sem graça!

Toda igreja precisa apresentar-se em suas orações com o coração rasgado diante do Senhor. É notório que não somos perfeitos em nada, pelo contrário somos “rachados por natureza”, mas o nosso artista por excelência tem encontrado graça em si mesmo para nos abençoar. Nunca se torna demais examinarmos nos primeiros versos da carta de Paulo aos efésios, as riquezas do propósito eterno de Deus em fazer-nos igreja.

Nesta carta o apóstolo chama mais uma vez a congregação de crentes em uma igreja local, como "santos". Isso encanta tanto o coração dos verdadeiramente salvos que temos de concordar com Daniel E. Wray quando vai dizer que "não há qualquer grupo, qualquer movimento, qualquer instituição de qualquer espécie no mundo que possa se aproximar da glória, do esplendor, da beleza, da magnificência, da maravilha, da dignidade, da excelência, do resplendor da igreja de Deus".

Indubivalmente não temos como desconsiderar o fato de que em primeira análise, a igreja local compreende a reunião dos eleitos do Pai desde a "fundação do mundo", por conta disso trata-se de uma força impressionante que os crentes dispõem no "mundo espiritual" verem a si mesmos como resgatados e comprados por preço precioso, separados por nome e sobrenome desde a eternidade.

Somos igreja, e estamos vivendo ainda presos à temporalidade, mas nunca abandonando o senso de peregrinação que devemos ter, uma vez que um dia voltaremos de onde saimos: da eternidade com Deus! Somos de Deus e para Ele retornaremos um dia!

Essa é a nossa esperança. Não no sentido filosófico, como algo que se espera alcançar, mas no sentido bíblico, algo que já começamos a desfrutar!

PS. Esse artigo é em homenagem aos membros da "Igreja Batista Central em Japuiba", a nossa IBACEN, aqui em Angra dos Reis, RJ, que completa nesse mês seu "Jubileu de Porcelana", vinte anos de organização. Somos fortes, pois o Senhor é a nossa força!