segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

"o qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele". (Colossenses 1.15,16)

Encanta-me e ao mesmo tempo me desconcerta falar sobre Jesus. Recentemente fui tomado de uma dúvida (provocada por um esquecimento) que me foi solucionada ao rever o "credo de Nicéia", escrito em 325: "E em só Jesus Cristo,o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado e não criado, de uma só substância com o Pai,".

Fiquei rememorando o ponto enigmático da expressão: "gerado e não criado", e me pus a refletir sobre a verdade dessas palavras que apontam para a transmissão da mesma essência que envolve o Pai e o Filho, de modo inseparável e eterno. Jesus não é uma mera imitação do Pai, ele é essencialmente um com o Pai! Negar o Filho é negar o Pai, e aceitar o Filho é aceitar o Pai.

Nesse tempo de clima natalino é muito comum deixarmos de lado determinadas verdades cristológicas, quer seja por desconhecimento ou por excessiva ênfase nos "ladrões do Natal". Infelizmente, muitos celebrarão nesta madrugada uma festa que já não tem muita coisa de cristã. Quanta falsidade na mesa de Natal! Pessoas que desprezam a Jesus com suas vidas vão tentar adorá-lo com os lábios! Mas, tudo isso é inútil, uma vez que o cristianismo antes de ser uma religião, é um estilo de vida!

Jesus não pode ser limitado a um nome a ser pronunciado em momentos de sufoco e desespero, pois ele não veio ao mundo para ser um solucionador de problemas, mas sim "o Salvador". Só Jesus pode desafogar a alma humana de suas inquietantes questões existenciais, é bem verdade que somente em pronunciar o seu nome nossa alma se enche de dulçor.

Não se esqueça disso: gerado e não criado, da mesma substância com o Pai, único a receber dignamente da igreja toda honra e todo o louvor! Que este tempo de Natal seja para você um tempo de evangelização no sentido mais radical da palavra, anunciando a "boa notícia" de que Jesus é o Cristo.

Termino com uma porção de um poema de C.H. Spurgeon:

"Proclame a fama do Salvador, em alto som,
Ele leva o nome maravilhoso e bom;
Um doce nome, que lhe é adequado, que destrói o inimigo, a morte, o inferno e o pecado."

Ao único "gerado e não criado" toda honra e todo louvor!

Amém.