sexta-feira, 18 de julho de 2014

FALTOU HUMILDADE À SELEÇÃO DE FELIPÃO!

"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus". (Mateus 5.3)

No calor dos "7x1" eu escrevi um artigo que ia nessa mesma direção, mas o meu IPAD descarregou-se antes de eu publicá-lo, o que entendi como um sinal de que minhas mal traçadas linhas poderiam conter alguma imprecisão provocada pela surra que a seleção canarinho havia sofrido naquela tarde de terça.

Mas, persisto entendendo que nós perdemos para a austeridade alemã, bem mais do que para o time muito bem treinado tática, física e emocionalmente por sua equipe técnica. O povo brasileiro tem em sua base de formação muito da irresponsabilidade para com os horários, falta de compromisso com regras pré estabelecidas e, sobretudo a molequice de achar que na hora "h" tudo vai dar certo por conta de nosso carisma travesso.

Foi essa a tônica da seleção de Filipão: homens tratados como meninos; entrando em campo em regime de formação escolar (com mãos ao ombro, como no colegial); cantando o hino nacional como infantes guerreiros; chorando como bebês mimados (quando lhes ameaçam tirar o pirulito) e endeusados por uma mídia que tenta nos enfiar goela abaixo heróis de caráter dúbio como Neymar e companhia. Quando vi a camisa do Neymar trazida pelo grupo, pensei: é para lembrar do coleguinha que ficou de castigo na diretoria!

Estamos em uma carência de homens em nossa sociedade. Tenho aprendido a pensar nestes termos depois de ler o livro "homem ao máximo" de Edwin Cole, veja algumas frases dele:



“O descaso paterno em relação à família é a praga de nossos dias”.

“Qualquer indivíduo do sexo masculino pode gerar uma criança, mas somente um homem de verdade é capaz de ser pai”.

Pensando nessa direção, me ocorre pensar no perfil "Filipão", que foi dar um valor a mais de motivação aos seus atletas, dando a eles a convicção de que eles eram os melhores." Parreira (coordenador técnico) começou a Copa dizendo que já estávamos com uma mão na taça! Vizinhos de Teresópolis diziam que raramente a seleção treinava, era só brincadeiras e tardes nos aparelhos de academia. Para o time brasileiro o título seria uma questão de tempo apenas... Começaram brincando e terminaram alvos de brincadeiras! Tudo muito "moleque", coisa de menino! Faltou hombridade à nossa seleção!

Fico preocupado com o futuro de nossos filhos, sendo criados em uma sociedade que exalta super heróis (homem de ferro, homem aranha, super homem) justamente pelo fato de que homens não serem mais pura e simplesmente "homens". Não tenho críticas aos homens que choram! Mas, não se pode fazer do choro uma máxima como foi dessa seleção, que ao meu ver foi submetida por seus lideres a um peso descomunal de importância para o país como por inteiro. Gente, a saúde continua a mesma, a educação também, a pobreza também, os (maus) políticos também, enfim os nossos problemas persistem e persistiriam mesmo com o "hexa". Prova dessa pressão descomunal foi a fala de David Luis: "eu só queria dar alegria ao nosso povo tão sofrido". 

Se futebol e política não devem se misturar, creio que pelo menos ele pode explicar alguns desequilíbrios em nossa sociedade. Por isso, entendo que não somos mais os melhores (jogadores já declararam isso), e que precisamos treinar muito para estarmos entre os que aspiram ser alguma coisa no futebol! Em suma, houve excesso de auto confiança.

Por fim, o Filipão precisa aprender a ser humilde, como essa história abaixo: 


Um grande líder cristão, discutindo os maiores problemas da Causa, ressaltou o da liderança. Disse ele: "O mundo está muito necessitado de líderes. Está tão ansioso que, ao ouvir a voz de alguém, o segue. E é uma tragédia que siga tão bem a um líder mau como a um bom." No ato de seguir a qualquer líder, o homem se parece com as ovelhas. Se observamos um rebanho mudando-se de um pasto para outro, veremos que todo o rebanho seguirá a primeira ovelha que se colocar à frente. E muitas vezes, antes que o pastor tenha tempo de abrir o portão, a ovelha guia pula a cerca, na pressa de comer o sal ou beber a água, e todas as demais lhe seguem a exemplo. A maior necessidade do mundo hoje em dia, humanamente falando, é a de liderança sábia: "Um líder deve ter as seguintes qualidades: Humildade, propósito, confiança, personalidade, calma, domínio próprio, paciência, simpatia, abnegação, obediência e amor." Como foi dito, o homem se parece com as ovelhas. O homem quer também um líder a quem possa seguir. Um líder que apenas mande e não faça, não será obedecido. Um líder deve ser o primeiro entre companheiros. 

E isso vale para nossos pais, professores, políticos e, para continuar na letra "p": pastores.

É por ai.