terça-feira, 29 de março de 2016

VENDENDO AS LUTAS


“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho”.  Abraham Lincoln

Temos de entender que há um propósito especial em Deus na superação das dificuldades. Um psicólogo que passou anos em um campo de concentração na Alemanha nazista, Viktor Frankl dizia que quando aprendemos o sentido do nosso sofrimento, ele passa a ser aprendizado.

Quando olhamos para trás e fazemos um exame retrospectivo de nossas vidas é claro que percebemos que, se não somos o que deveríamos ser ao menos não somos o que éramos. Isso porque crescemos! De um jeito ou de outro o sofrimento nos forjou a sermos melhores!

Gosto demais da posição de John Piper que gosta de dizer que “Deus usa o sofrimento para nos desmamar da autoconfiança e nos fazer dependentes exclusivamente dele”. E ele atesta com o que Paulo disse neste precioso texto:

II Coríntios 1:8-9

8 - Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.

9 - Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;

Logo compreendemos que tudo o que passamos na vida em nossa história como família contribuiu para o nosso crescimento, e para que vivamos o que John Piper tem vivido para ensinar: “Deus é mais glorificado em nós, quando nos satisfazemos completamente nele”.

Muitas vezes limitamos o nosso foco, ao deixarmos de perceber que as aflições podem nos levar para mais perto de Deus, e que o alvo de nossa vida nunca pode ser por uma carreira bem sucedida, mas sim por uma fé robustecida.

Tenho tido que como Jesus, estamos crucificados também entre dois ladrões: os desgostos do ontem e os temores do amanhã! Está na hora de superarmos essa trágica dicotomia! Vamos encarar a vida como uma sucessão de acontecimentos onde não podemos mudar o passado e o futuro ainda não existe, logo temos de pensar no hoje, no modo como agimos em nosso presente.

Viva para a glória de Deus! Que Deus seja glorificado em você na medida em que você se satisfaça totalmente nele!